Um dos autores didáticos, aliás de muito valor intelectual, chegou a incluir na Serra Geral a Serra de Paranapiacaba que é, como sabeis, uma das denominações da Serra do Mar, como o é Cubatão. Esta Paranapiacaba, que se traduz por — Pontadonde se avista o Mar, fica longe da escarpa triássica da Serra Geral, 180 quilômetros, em Botucatu. Nos dois últimos Estados do Sul sim, há um trecho da escarpa geral que bem podia ter sido denominada Paranapiacaba, porque, de fato, entre Serra da Pedra e Rincâo-do-Tigre, que é quase que um único itaibé, em qualquer ponto tem-se a visão do Oceano, num arco de horizonte muito abatido e confundindo-se a perspectiva aérea com esses nimbos e estratos que nunca faltam na linha do horizonte marítimo.
Penso que se fez um pouco cie luz agora sobre a questãodas serras ou escarpas, pois que serras verdadeiramente não são.Agora que levantei a cabeça de sobre estas tiras de papel,e posso olhar para vossas fisionomias, vejo nelas estampado omal-estar, o cansaço que um palrear muito comprido produzsempre e, desejando que vossa condescendência em ouvir-me nãose transforme em ódio, dou por terminada a minha palestra. (Página 49)
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.