'Niger, Sed Formosus: A construção da imagem de São Benedito. Joyce Farias de Oliveira - 01/01/2017 Wildcard SSL Certificates
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
Registros (183)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


Niger, Sed Formosus: A construção da imagem de São Benedito. Joyce Farias de Oliveira
    2017
    Atualizado em 23/10/2025 17:17:25

•  Imagens (40)
  
  
  


"Teve seu nascimento junto ao Outeirinho de Santa Catarina, e na sua adolescênciaainda não passava do ribeiro do Carmo para o Ocidente; mas ao depois de seaumentar o comércio com a Vila de S. Paulo, e Povoações de Serra acima, aospoucos se foi estendendo para o Oeste; porque os Paulistas, quando vinham a Santos alugavam as casas mais próximas ao Porto do Cubatão. [...] e caminhou a edificação das casas para o Poente, o qual passou o ribeiro de S. Jerônimo, baliza dos dois Sócios, e entrou pela vargem, que fora do Mestre Bartolomeu; ficando por isso quase toda a Vila abafada de montes, o que não sucederia, se os edifícios seguissem o rumo do Oriente: eles tinham principiado onde acaba o outeiro de Montserrat, queimpede as virações refrigerantes [...]. Desta desordem nasceu ficar deserto quasetodo o lugar, que serviu de berço a Vila, o qual se conservou sem moradores até oano, em que edificaram os Quartéis dos Soldados atrás da Matriz. [...] se enganaramos Historiadores em adotarem a Martim Afonso de Souza a fundação da Vila doPorto de Santos; este é o nome próprio, e verdadeiro, com que ela foi criada." (4MADRE DE DEUS, Frei Gaspar. Fundação da Villa do Porto de Santos. In: Memórias para a história da Capitania deSão Vicente: hoje chamada de São Paulo. Lisboa: Typografia da Academia,1797, p. 104.) [0]

"São Vincente [sic] é uma ilha próxima da terra firme e onde há dois logares, umdenominado em portuguez S. Vincente e na língua dos selvagens – Orbioneme24. Ooutro, que dista cerca de 2 leguas, chama-se Ywawasupe25, além de algumas casas nailha que se chamam Ingenio, nas quaes se faz assucar. Os portugueses, que ahimoram, têm por amiga uma nação brasílica de nome Tuppin Ikin, cujas terras seestendem pelo sertão a dentro, cerca de 80 leguas e ao longo do mar umas 40 leguas. Esta nação tem inimigos para ambos os lados, para o Sul e para o Norte. Seus inimigos para o lado do Sul chamam-se Carios [Carijós] e os do lado Norte TuppinInba".

A região da ilha que corresponde a atual cidade de Santos era conhecida no séculoXVI como Enguaguaçu, sendo dividida em forma de ordenações reais por Martim Afonsoentre os colonizadores portugueses Paschoal Fernandes, Domingos Pires, Braz Cubas, Luís deGóes, Mestre Bartholomeu Fernandes Gonçalves e os irmãos genoveses José e FranciscoAdorno.(Página 40)

"1532 - "Capela da Madre de Deus" - junto ao Engenho do mesmo nome - fundadapor Pero de Góes.
1540 - "Capela de Santa Catharina" - junto ao outeiro do mesmonome - primeira capela propriamente santista - fundada por Luís de Góes e suamulher, d. Catharina de Andrade e Aguillar.
1562 - "Capela de Nossa Senhora da Graça" - Em Santos - fundada por José Adorno e sua mulher, d. Catharina Monteiro.

1568 - "Capela de Nossa Senhora do Desterro" - no morro do Desterro, atual S.Bento - fundada por mestre Bartholomeu Fernandes Gonçalves (o Ferreiro). Em1650 foi nela fundada a igreja de S. Bento.

1585 - "Igreja do Colégio" - fundadapelos jesuítas, junto ao Colégio da Vila. Passou a exercer funções de Matriz, emsubstituição à de Santa Catharina, em 1591, depois do saque e depredação deThomás Cavendish. 1599 - "Igreja de Nossa Senhora do Carmo" - com convento.Fundada, parece, por frei Domingos Freire e outros carmelitas, os mesmos que,chegados em 1580, haviam se recolhido provisoriamente à capela de Nossa Senhorada Graça.

1603 - "Capela de Nossa Senhora do Monte Serrate" - fundada por d. Francisco de Sousa, no alto do morro de São Jerônimo, depois Monte Serrate.

1641 - "Igreja de Santo Antônio" - fundada por frei Pedro de S. Paulo e seus companheiros:frei Manoel dos Santos, frei Francisco de Coimbra, frei Bernardino da Purificação,frei Thomás da Madre de Deus, e os leigos: frei Domingos dos Anjos e frei Antôniode S. José, todos franciscanos.

1650 - "Mosteiro de S. Bento" - Igreja e convento, fundada pelos frades beneditinos, sobre a antiga capela do Desterro, em terras e capela doadas por Bartholomeu Fernandes Mourão, neto do "Ferreiro" (Página 45)

composição deste cenário, os franciscanos e os beneditinos, que complementam essadiscussão sobre mediadores culturais, principalmente a ordem franciscana. De acordo comRöwer (1955) baseando-se em fontes históricas da Província Franciscana, os frades menoreschegaram no Brasil logo no início da colonização, entretanto, apenas em 1586 a OrdemSeráfica estabeleceu-se em território brasileiro67. Como sabemos, os franciscanos já tinhamsido precedidos em termos de ocupação permanente na vila, apenas em 1639 esta ordem sefixará definitivamente na região, fundando em 1640 o Convento de Santo Antônio na regiãoque será conhecida posteriormente como Valongo.

"Esses primeiros franciscanos, fundadores do aludido convento, foram recolhidos àsua chegada à Capela de Nossa Senhora do Desterro, propriedade então deBartholomeu Fernandes Mourão, onde estiveram até 12 de junho daquele ano de1640, ocasião em que se passaram para o convento próprio, pronto apenas em parte[...]

O local para a construção do convento franciscano em Santos, foi doado pela Câmarada Vila, sem empecilhos na obtenção do terreno, o processo de doação é descrita porJaboatão."Para a fundação do convento fez a Câmara da Vila h´ua escritura ao custódio fr.Manuel de Sta. Maria, pela qual se obrigava a dar-lhe o sitio que ele escolhesse, e apagar a terra a seus donos, e nesta conformidade se fez a aceitação. Mas escolhidopelo custódio o tal sitio, se achou terem nele parte três, ou quatro pretendentes, JoãoBarbosa, Bartolomeu Fernandes Murrão, Felipe Pereira, e outros mais, que todos porsua devoção vieram a largar o que lhes tocava, de que se fizeram duas escrituras,h´ua por Felipe Pereira, da parte, que corre longo ao Ribeiro, e pelos outros da parte onde vem a água para o sítio do convento"

Segundo Jaboatão, a primeira etapa da construção do convento foi desempenhada porirmãos leigos e alguns mestres de obra, que prosseguiram as obras até o acabamento da casaprovisória. Ainda os mesmos, construíram a fábrica do Convento com a igreja, o que durouem torno de um ano. No dia 1 de julho de 1641, foi realizada a cerimônia de lançamento dapedra fundamental, nesta ocasião foi realizada a missa em um altar armado precisamente no lugar onde seria erguido o altar-mor. Segundo Röwer é certo que essa construção só foipossível pela colaboração da população da vila."Esta obra se continuou concorrendo todos com copiosas esmolas tãosuperabundantes que no livro das esmolas que no arquivo existe se não achavaquantia notável com que os Irmãos (os Religiosos) concorressem para esta fábricamais do que 50.000 que por ano se pagavam ao mestre pedreiro que administravaesta obra, nem consta que se pagavam outros oficiais, sendo hua obra magníficaque... (ilegível)...este Convento de St. Antônio do Rio de Janeiro, e é certo que empoucos anos se concluiu este Convento70.

Ainda em 1642 as obras continuaram no convento, como informa este trecho, [...] Sóem 1642, sendo custódio da Ordem Frei Manuel dos Mártires, foi que se deu início àconstrução definitiva do Convento com a Capela anexa, que são os que se vêem ainda hoje.[...] 71. Porém, o autor não identifica que capela seria esta, já que a capela da VenerávelOrdem Terceira de São Francisco da Penitência seria construída apenas em 1689. Sabe-seainda por Santos, assim como por Röwer que a igreja de Santo Antônio foi construída depoisdo convento, sendo sua primeira missa realizada somente em 24 de março de 169172

Os beneditinos se instalaram na vila do Porto de Santos em 1650, com a fundação doMosteiro de São Bento, efetuada na Capela de Nossa Senhora do Desterro, a mesma capelaconstruída em 1568 pelo mestre Bartholomeu Fernandes Gonçalves e que também serviu deabrigo para os franciscanos quase uma década antes. A doação deste espaço destinado à casados beneditinos é atribuída a Bartholomeu Fernandes Mourão, filho do mestre ferreiro daEsquadra de Martim Afonso. Segundo Andrade (1996), fazia parte da doação, além daermida, 2 casas, 12 vacas, 1 touro, 1 pastor índio, alfaias, entre outras vantagens. Em troca, osbeneditinos deveriam rezar 3 missas por mês pelas almas do doador e seus descendentes, estesgozariam do direito de serem enterrados na Capela de Nossa Senhora do Desterro73.

A licença da construção do mosteiro foi deliberada pela Câmara Municipal, processosimilar com o convento dos franciscanos. Sobre o local da fundação do mosteiro, umaparticularidade Andrade ressalta, os mosteiros beneditinos sempre eram construídos em sítios [Páginas 58 e 59]



\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\24909icones.txt



Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileira Séculos XVI - XVII
Data: 01/01/2013
Créditos/Fonte: SCHUNK, Rafael
Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileira Séculos XVI - XVII. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834301 página 181


ID: 5979



ME|NCIONADOS Registros mencionados (1):
01/01/1568 - *Capela de Nossa Senhora do Desterro - no morro do Desterro, atual S.Bento - fundada por mestre Bartholomeu Fernandes Gonçalves (o Ferreiro)
EMERSON

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.