'Floresta Nacional de Ipanema comemora 26 anos - 20/05/2018 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
Registros (209)Cidades (76)Pessoas (249)Temas (241)


Floresta Nacional de Ipanema comemora 26 anos
    20 de maio de 2018, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


A Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, celebrou os seus 26 anos de criação no último domingo (20). A data foi comemorada com diversas atividades iniciadas na sexta (18). A Flona foi criada em 20 de maio de 1992, em meio à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a “Eco 92”. Atualmente a unidade de conservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O local abriga os remanescentes históricos da Real Fábrica de Ferro e das primeiras experiências siderúrgicas americanas datadas do século XVI.

No dia 18, uma missa na capela de São João Batista marcou os 100 anos da pedra d’ara colocada no altar da igreja. Padres da região e cerca de 60 pessoas participaram da celebração. Já no dia 19, houve apresentações de capoeira e fandango, com os grupos Pisa Maneiro (Araçoiaba da Serra) e Fandango de Chilenas dos Irmãos Lara (Capela do Alto). Ainda no dia 19, foi realizado o debate “Entre fatos e boatos: aspectos históricos de Ipanema, de Afonso Sardinha a Joaquim de Souza Mursa”, com os debatedores Adolfo Frioli, Fernando Landgraf, João Barcellos e Paulo Eduardo Araújo, e a participação de dezenas de pessoas.

O encerramento da programação, no dia 20, contou com um café da manhã no Centro de Visitantes, seguido por caminhada e passeio ciclístico até a represa dos Ingás, onde foram feitos plantios de diversas espécies. A Banda Marcial de Iperó se apresentou na Casa das Armas Brancas e encantou os visitantes da unidade. Em seguida, houve distribuição de bolo.Rafael Ferreira Costa, chefe da Floresta Nacional de Ipanema, explica que, quando a unidade foi criada, o desafio maior era transformar todo o território numa área voltada à conservação. “Nesses 26 anos conseguimos evoluir na questão do patrimônio histórico e aumentamos a área de floresta plantada, o que coloca o município de Iperó entre os que mais recuperaram florestas. Também criamos a cultura de uso público da unidade e, para se ter uma ideia, terminamos 2017 com uma média de quatro mil visitantes mensalmente. Além disso, levamos adiante a cultura da educação ambiental, recebendo semanalmente várias escolas, o que é muito importante. Cada vez mais as pessoas conhecem a Flona e entendem a sua importância. Aqui temos a oportunidade de unir a preservação do patrimônio histórico e a preservação ambiental”, comentou.“Parabéns à Floresta Nacional de Ipanema pelos 26 anos de criação e a toda equipe atualmente à frente da unidade. A história relacionada àquele local é riquíssima e remonta a mais de 400 anos. É motivo de orgulho para todos os iperoenses abrigar a Flona em nosso município. Recentemente assinamos um acordo de cooperação e o nosso objetivo é estreitar cada vez mais os laços com a unidade”, ressaltou o prefeito.Mais informações: www.icmbio.gov.br/flonaipanema/PARCERIA COM A ÁFRICA – Em meio às comemorações dos 26 anos, a Academia Nacional da Biodiversidade (ACADEBio), localizada na Floresta Nacional de Ipanema, recebeu profissionais de Moçambique e São Tomé e Príncipe que atuam em unidades de conservação africanas. O intercâmbio foi possível por meio de uma parceria entre o Brasil e os países africanos de língua portuguesa. Além de participarem de um treinamento, os visitantes estrangeiros se integraram às atividades que celebraram o aniversário da unidade.





OII!

+2018
  Registros209
  Cidades76
  Pessoas249
  Temas241


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!