'Real Fábrica de Ferro S. João do Ipanema 0 24/03/1949 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1945
1946
1947
1948
1949
1950
1951
1952
1953
Registros (71)Cidades (30)Pessoas (80)Temas (86)


Real Fábrica de Ferro S. João do Ipanema
    24 de março de 1949, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Em artigo publicado no « Estado de S. Paulos de 24-3-1949, intitulado "Real Fábrica de Ferro S. João do Ipanema", diz o Cônego Castanho, sob o pseudônimo de Aluisiode Almeida, que a referida Memória é da autoria de Martim Francisco Ribeiro de Andrada . Para essa afirmativa, baseia - se êle nas palavras do próprio Martim Francisco, em trabalho es tampado na Revista do Instituto Hist . e Geog. Brasileiro, tomo 45. ( Nota de A. F. Azevedo)

A comprovar este asserto vamos relatar um fato ocorrido com o mestre João de Oliveira Figueiredo ao serviço do triunvirato encabeçado por Domingos Ferreira Pereira. Foi isto entre 1768 e 1770. Depois de bons gastos feitos, dizem os cronistas da época, João de Oliveira não pôde mais atinar com a receita para a fusão do minério.

A situação da embrionária indústria ressalta emtoda a sua nitidez de um documento encontrado na Secretaria do Governo da Província e publicado na Revista doInstituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tomo 18, pág.244 e seguintes. Referindo -se às jazidas do Morro do29Ferro, eis o que, resumidamente, diz a memória emapreço, a qual não traz o nome do autor ( 6) :Não obstante a riqueza desta mina, os particulares que empreenderam a sua exploração tive ram perdas em vez de lucros, pelos defeitos do método usado na fusão do minério : estratificavam carvão e mineral depois de deustulado epilado, e, sem ajuntar fundente, entretinham ofogo por meio de foles. Depois de algum tempo,achavam o ferro reduzido a massa , que levavamaos malhos.Os fornos de que se serviam tinham 5 palmosde altura.Ora, este método, que é o dos Luquezes, só sepode aplicar às minas ricas e puras, em que o ferroestá nada ou quase nada alterado. Já não faloda pequena altura dos fornos, porque isto sópoderia caber na mente de homens ignorantes doofício, e que, parece, procuravam por gôsto aprópria ruína .Além disso, como não sabiam distinguir omineral rico e puro do pobre e impuro, dias houve de pura perda, pois era impossível fundir o mineralpobre e mais alterado sem o emprego de fundente.Daí resultava que um semelhante estabelecimento,dirigido por homens inábeis e ignorantes, deveriaforçosamente arruinar os empreendedores.Deste extrato se colhe que na fabricação do ferro,( 6) Em artigo publicado no « Estado de S. Paulos de 24-3-1949, intitulado « Real Fábrica de Ferro S. João


24 de março de de 1949, quinta-feira (Há 76 anos)
  
  
  

, diz o Cônego Castanho, sob o pseudônimo de Aluisiode Almeida, que a referida Memória é da autoria de Martim Francisco Ribeiro de Andrada . Para essa afirmativa, baseia - se êle nas palavras do próprio Martim Francisco, em trabalho es tampado na Revista do Instituto Hist . e Geog. Brasileiro, tomo 45. ( Nota de A. F. Azevedo) .




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.