Wildcard SSL Certificates
ImagensCategoriasCategoriasRedeSocialCidades


save:ADDX
<
I.D.:  Senha:  

Luís Castanho de Almeida
Maniçoba, porta do Paraguai, Jornal Correio Paulistano
8 de setembro de 1940, domingo ver ano




O Padre Manuel da Nóbrega chegou à capitania de São Vicente em 1553, quando já havia três anos Leonardo Nunes, o famoso Abaré-bebé, padre-voador, exercitava o seu fecundo ministério. Pernambuco ao norte e São Vicente ao sul formavam no Brasil os dois primeiros núcleos de povoamento, com a Baía no centro, capital, religiosa e política.

Sem a intenção de fundar no sul do Continente um império temporal, com os tupis na orla do Atlântico e os guaranis no sertão do Paraguai, os Jesuítas compreenderam bem cedo o basto campo de almas a salvar para Jesus Cristo, o qual se lhes abria em frente como um leque, povoado por inúmeras tribos, seara promissora para o celeiro espiritual da igreja.

Essa região imensa, com um solo feracíssimo e clima feliz, seria a sede futura das maiores aglomerações humanas na América do Sul - Rio, São Paulo, Buenos Aires, quem sabe mesmo se em tempos não longínquos o refugio da civilização cristão.

Não era mister que os primeiros missionários lançassem tão longe na história as suas considerações; mas o certo é que, temperamentos de apóstolos generosos, queriam as suas redes a arrebentar de peixes, e davam a cada alma, a uma só por ele redimida das trevas do paganismo, o preço real e infinito: o sangue de Cristo.

Nóbrega sonhou com a jornada e a fundação do Paraguai. Foi, com Leonardo Nunes, o bandeirante das almas, o que ouviu a voz dos rios a correr para os sertões infinitos do (incompressível): "vem, vem comigo para dentro do continente em busca de recônditos tesouros!" Quanta semelhança entre o bandeirante e o jesuíta no chamamento para o sertão! Um e outro, embora livres, têm a obediência instintiva, incoercível, ao chamado geográfico para o interior. Um é o fundador da pátria terrena, outro, ergue sobre esta a Cidade de Deus.

Noutros países das Américas e do Oriente houve descobridores, povoadores, conquistadores, Bandeirantes, não. Houve também missionários, apóstolos, jesuítas, São Francisco Xavier, mesmo. Jesuítas, bandeirante, Nóbrega e Anchieta, não. O próprio sistema das reduções jesuíticas em terras de Castela seria, depois, algo bem diversos dos aldeamentos brasileiros.

Eis que, na verdade, Portugal e Espanha são dois povos irmãos, mas não se confundem; o império colonial português é irmão do espanhol, e as vezes antagônico, enquanto se não fixam os limites, mas nunca senão artificialmente confundido com ele.

Esta verdade, ao lado que se refere à península Ibérica, a gente portuguesa bem cuidou de publicá-la aos quatro ventos nas comemorações das dois centenários, a que se associou a nossa gente representada pelo que a defende melhor: as as almas e as letras.

Ora, o padre Nóbrega possuía assas elementos para inteirar-se da existência de povos imensos e bons no centro sul-americano. Espanhóis e portugueses bem sabiam que do Atlântico se chegaria ao Pacífico e vice-versa. O rio da Prata foi assim chamado, porque suas nascentes deveriam remontar ao império dos Incas.

Obedecem a um instinto ou serão instrumentos da Providência esses degredados portugueses e aventureiros castelhanos que fazem a pé o trajeto de São Vicente ao Paraguai? Demais, esses tupis do Atlântico que se comunicam com os guaranis do interior, e os habitantes das matas que, ao espiarem do alto da Paranapiacaba o mar, o verde mar bravio de nossa terra, não emudeciam mas se faziam entender, tudo isso podia deixar indiferente a outrem que não a Nóbrega.

Eis porque, antes de 25 de janeiro de 1554 e depois de 30 de agosto de 1553, Manuel da Nóbrega, após o novo ajuntamento de nativos de Piratininga deixando aí dois irmãos para catequese até a chegada - digamos oficial - de Anchieta, partiu com o irmão Antonio Rodrigues, quatro meninos e alguns nativos para a aldeia de Maniçoba, onde os precedera o irmão Pero Correia.

Maniçoba, "junto de um rio donde embarcam para os carijós". A expressão "carijós" designação os nativos que habitavam o sertão imediato a Piratininga e anterior ao Paraguai, tendo por limites, mais ou menos, no litoral de Cananéia até Laguna, onde começavam os Patos, e no interior as bacias do Tietê e Paranapanema até o Uruguai, porém com os guaranis à margem esquerda do segundo destes rios, no Guaíra.

Os autores são concordes em colocar Maniçoba, que Simão de Vasconcelos (1597-1671) chamada Japiassú, nas cercanias da atual cidade de Itú. Servem-se para isso, de várias fontes, até mesmo do relato de um viajante da poca, Ulrico Schmidel (1510-1579), e da cartografia antiga, porém, a base da argumentação ficam sendo as cartas jesuíticas, que determinavam para Maniçoba 35 léguas e até 50 contando de São Vicente, sertão adentro, e porto de embarque.

Ora, para ir ao interior, o primeiro rio que se podia utilizar adiante de Piratininga era o Tietê, abaixo do Salto de Itú.

"A fama deste grão zelo de Nóbrega, diz Simão de Vasconcelos, muito conhecido pelos sertões do Paraguai (nos quais era chamado Barcaelué, que vale o mesmo que homem santo) se abalaram grandes levas de Carijós em busca dele, para serem doutrinadores na aldeia já dita, que ficava mais perto; pois não foram tão ditosos que tivessem efeitos os desejos que o padre tivera de ir às suas terras, donde fora chamado por eles tantas vezes".

"Os nativos Tupis - continua Serafim Leite - que tinham com eles contas antigas a ajustar, ou porque fossem prevenidos pelos Portugueses para cortar o passo a tais adventícios, saíram-lhes ao caminho, e destroçaram-nos, sem lhes valerem os Padres. Outros nativos vieram depois, com três espanhóis, que foram igualmente mortos, exceto um destes, que pode fugir e acolher-se á proteção dos Jesuítas".

Ainda em julho de 1554 estacam em Maniçoba "dois padres e irmãos e irmão Gregório Serrão com escola de gramática". Este irmão Gregório andava doente e não era fácil arranjar-lhe a galinha para o caldo. Com a mudança, que logo se seguiu, dos padres e catecúmenos para São Paulo do Campo, sarou o doente e Maniçoba perdeu até o nome.

O nome aparece ainda que desfigurado, no mapa atribuído a Rui Diaz de Gusman, autor da célebre "Argentina", e o qual, segundo Paul Groussac, é de 1606 a 1608. Lá está, à margem esquerda do Anhembi o "puerto de Mandiçoba", pode ver-se essa velha carta sul-americana no volume IX dos "Anales de lla Biblioteca" de Buenos Aires (1914). Foi em 1894 encontrada por Zeballos no Arquivo de las Índias em Sevilha, quando estudava a questão das Missões, completada a sua publicação em 1903, por Felix Outes, quanto à região do Atlântico.

São estas as informações que nos envia Sergio Buarque de Holanda, na identificação de Maniçoba, é importantíssima na confirmação dos pontos de vista de outros historiadores paulistas desde Gentil de Moura e Teodoro Sampaio até Afonso de Taunay e Serafim Leite.

Gostamos, porém, de sua hipótese, que fez descer um pouco mais a aldeia, entre as atuais cidades de Itú e Porto Feliz. Vê-se, por aí, ainda, uma vez a persistência da tradição nativa nos costumes dos bandeirantes, os primeiros dos quais eram meio guaranis de sangue e de língua. Pois o porto de Araritaguabam, donde partiram as monções e que o pincel de Almeida Junior celebrizou, dista máximo cinco léguas do "puerto de Maniçoba", "Por onde se vai aos Carijós".

Que raízes profundas na terra e no homem americano tema nossa História! Morador de Sorocaba, o autor destas linhas vê todos os dias o rio do mesmo nome a correr para o oeste, como ao cair da tarde pode sonhar com as regiões imensas de campos e matas que se estendem além do Ipanema, rumo do Guairá antigo. Nascido à margem de um afluente do Paranapanema, contemplando ao norte a serra de Botucatu e palmilhando em crença aquele mesmo caminho selvagem, pre-colonial, o chamado "peabiru" que ligava o Guairá a São Paulo, passando por Sorocaba, e o que é mais, trazendo no sangue o atavismo de tataravó uruguaia e mestiça, julga o autor deste artigo, se não de todo compreender, ao menos sentir estas coisas tão belas no fundo de sua alma, o tanto para ousar transmitir ao papel essas queridas impressões. Se pecado for, é pecado de muito amor". [Maniçoba, porta do Paraguai, Luís Castanho de Almeida (1904-1981). Jornal Correio Paulistano, 08.09.1940]





Diário de Notícias
08/09/1940
18/02/2026 00:51:10
  
0


Diário de Notícias
08/09/1940
18/02/2026 00:51:10
  
0


EMERSON
2786

Afonso d´Escragnolle Taunay
Imagens (0) / Registros (79)

2566

Leonardo Nunes
Imagens (0) / Registros (47)

3480

Quirino Caxa
Imagens (0) / Registros (13)

3472

Serafim Soares Leite
Imagens (0) / Registros (23)

2755

Simão de Vasconcelos
Imagens (0) / Registros (41)

3226

Ulrico Schmidl
Imagens (1) / Registros (44)



ANO:59

data2:26 de janeiro de 2026, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\32769data2.txt
26 de janeiro de 2026, segunda-feira
....(2)
Ruínas

data2:22 de agosto de 2025, sexta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\31497data2.txt
22 de agosto de 2025, sexta-feira
 1
FOTOdoDIA - 153O TROLINHO DA LIGHT EM VOTORANTIM

data2:14 de agosto de 2025, quinta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\32802data2.txt
14 de agosto de 2025, quinta-feira
(9)
Sorocaba já teve sete anos a menos e data de aniversário homenageia santa católica; con...

data2:3 de maio de 2024, sexta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\32812data2.txt
3 de maio de 2024, sexta-feira
.
Nova sede do Museu "Casa do Tropeiro" é inaugurada graças a um grupo de apaixonados pel...

data2:20 de janeiro de 2024, sábado
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\4121data2.txt
20 de janeiro de 2024, sábado
. 1
GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA, jlnogueira.no.comunidades.net (data da consulta)

data2:16 de fevereiro de 2023, quinta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\28322data2.txt
16 de fevereiro de 2023, quinta-feira
....
Balthazar Fernandes: Culpado ou Inocente?

data2:27 de julho de 2022, quarta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\3858data2.txt
27 de julho de 2022, quarta-feira
 010
sorocabaatravesdah.wixsite.com

data2:4 de abril de 2022, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\29421data2.txt
4 de abril de 2022, segunda-feira
..
Adolfo Frioli

data2:12 de agosto de 2021, quinta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\24411data2.txt
12 de agosto de 2021, quinta-feira
.
“De pequeno povoado a era tecnológica”, jornal Diário de Sorocaba

data2:31 de maio de 2021, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\27945data2.txt
31 de maio de 2021, segunda-feira
.
Negritude velada: As irmandades de negros de Sorocaba; Carlos Carvalho Cavalheiro

data2:2020, quarta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\27883data2.txt
2020, quarta-feira
 014
*“Razias”, Celso E Junko Sato Prado
1 de janeiro de 2026, terça-feira
.. 01
*Usina do Ituparanga e a Brazilian Traction Tramway, Light and Power Co.: monopólio e e...
15 de novembro de 2026, quinta-feira
“15 de agosto é uma data para comemorar: Sorocaba surgiu em fins de 1654”, Jornal Diári...
1 de janeiro de 2026, quarta-feira
 076
*“Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e hi...

data2:15 de agosto de 2011, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\27612data2.txt
15 de agosto de 2011, segunda-feira
 03
Feliz aniversário, Sorocaba! João Dias de Souza Filho, jornalcruzeiro.com.br
22 de janeiro de 2026, quinta-feira
Pessoas (3)
  José de Campos Bicudo (1657-1731)
  Laurindo Dias Minhoto
  Luís Castanho de Almeida (1904-1981)

Temas (1)
  Passa-Três

Cidades (1)
Cesário Lange/SP
A origem da capela e vila da futura Cesário Lange - cesariolangehistoria.blogspot.com
1 de janeiro de 2026, terça-feira
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\24903emerson.txt
*Fisionomia da cidade: Sorocaba – cotidiano e desenvolvimento urbano – 1890-1943, 2008....
1 de janeiro de 2026, domingo
.
*Caminhos e descaminhos: a ferrovia e a rodovia no bairro Barcelona em Sorocaba/SP, 200...
1 de janeiro de 2026, segunda-feira
 08
*Viver e sobreviver em uma vila colonial: Sorocaba, séculos XVIII e XIX, 2001. Carlos d...

data2:1995, domingo
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\31847data2.txt
1995, domingo
. 1
*De novelo de linha a manchester paulista - fabrica textil e cotidiano no inicio do sec...

data2:1990, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\26782data2.txt
1990, segunda-feira
.
*Revista do Instituto Histórico e Geográfico de SP. LVVVX
1 de janeiro de 2026, domingo
 014
*Estudos Regionais Paulistas: História da Instrução em Sorocaba (1660-1956) Instituto H...

data2:3 de abril de 1982, sábado
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\18025data2.txt
3 de abril de 1982, sábado
(1)
“Imagem de Nossa Senhora da Ponte não seria a original”, jornal Cruzeiro do Sul

data2:28 de fevereiro de 1981, sábado
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\8167data2.txt
28 de fevereiro de 1981, sábado
...
Falecimento de Luís Castanho de Almeida, o nosso Aluísio de Almeida, aos 77 anos de idade

data2:1975, quarta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\17559data2.txt
1975, quarta-feira
..
*Aluísio de Almeida lança Vida Quotidiana da Capitania de S. Paulo (S. Paulo. Ed. Panna...

data2:1974, terça-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\25219data2.txt
1974, terça-feira
 06
*Anais do VII Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História

data2:1972, sábado
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\9125data2.txt
1972, sábado
.
*Aluisio
1 de janeiro de 2026, sexta-feira
.
*Aluísio de Almeida lança "Vida e Morte do Tropeiro" (S. Paulo, Llv. Martins Editora)
1 de janeiro de 2026, quinta-feira
 4
*“Memória Histórica de Sorocaba”, parte VIII

data2:1970, quinta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\28792data2.txt
1970, quinta-feira
 2
*Memória Histórica Sobre Sorocaba IX
1 de janeiro de 2026, quinta-feira
.
*Memória Histórica de Sorocaba VI. Luís Castanho de Almeida (1904-1981)
1 de janeiro de 2026, quarta-feira
 1
*História de Sorocaba
1 de janeiro de 2026, segunda-feira
*Memória Histórica de Sorocaba VII. Por Luiz Castanho de Almeida
1 de janeiro de 2026, domingo
Pessoas (8)
  Balthazar Fernandes (1577-1670)
  Bartolomeu de Contreras y Torales (n.1610)
  Domingos Fernandes (1577-1652)
  Luís Castanho de Almeida (63 anos)
  Luís Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
  Luiz Castanho de Almeida (1672-1735)
  Maria de Proença
  Maria de Torales y Zunega (n.1585)

Temas (14)
  Bairro Itavuvu
  Capela “Nossa Senhora da Ponte”
  Carijós/Guaranis
  Ermidas, capelas e igrejas
  Jesuítas
  Nossa Senhora da Candelária
  Nossa Senhora da Ponte
  Nossa Senhora de Montserrate
  Pela primeira vez
  Pelourinhos
  Peru
  Pontes
  Ribeirão de Taquarivaí
  Vinho

Cidades (4)
Curitiba/PR
Itu/SP
Santana de Parnaíba/SP
Sorocaba/SP
*Revista do Instituto Histórico e Geográfico de S. Paulo: “Nossos Bandeirantes - Baltaz...
1 de janeiro de 2026, domingo
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\26783emerson.txt
*O que se deve ler para conhecer o Brasil, 1967. Nelson Werneck Sodré

data2:1 de dezembro de 1965, quarta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\31632data2.txt
1 de dezembro de 1965, quarta-feira
Pessoas (2)
  Balthazar Fernandes (1577-1670)
  Luís Castanho de Almeida (61 anos)

Temas (1)
  Habitantes

Cidades (1)
Sorocaba/SP
Memória Histórica de Sorocaba, parte IV*

data2:1 de setembro de 1965, quarta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\24628data2.txt
1 de setembro de 1965, quarta-feira
“Memória Histórica de Sorocaba, parte III”*
1 de setembro de 2026, quarta-feira
*Memória Histórica de Sorocaba IV, 1965. Luís Castanho de Almeida (1904-1981)

data2:25 de março de 1965, quinta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\25029data2.txt
25 de março de 1965, quinta-feira
Pessoas (15)
  Antônio Álvares Lanhas Peixoto
  Antônio Antunes Maciel (1685-1745)
  Antonio da Silva Caldeira Pimentel
  Artur de Sá e Meneses (f.1709)
  Balthazar Fernandes (1577-1670)
  Fernando de Almeida Leme
  Fernando Dias Falcão (1669-1738)
  Frei Frutuoso
  Gabriel Antunes Maciel I (1600-1648)
  Gaspar Colaço
  João Antonio Cabral Camello
  João Antunes Maciel (n.1674)
  João Martins Claro (1655-1725)
  Luís Castanho de Almeida (61 anos)
  Miguel Sutil (1667-1755)

Temas (40)
  Apereatuba
  Apoteroby (Pirajibú)
  Avecuia, “terra que cai”
  Avenida Afonso Vergueiro
  Bacaetava / Cahativa
  Bairro de Aparecidinha
  Beneditinos
  Boulevard Braguinha
  Cachoeira Jequitaia
  Cachoeiras
  Caminho de Curitiba
  Caminho do Itanguá
  Caminho Itú-Sorocaba
  Caminho Sorocaba-Botucatu
  Caminho Sorocaba-Paranapanema
  Caminhos até Ypanema
  Capela “Nossa Senhora da Ponte”
  Catedral / Igreja Matriz
  Cavalos
  Cochipone
  Córrego Supiriri
  Escravizados
  Estradas antigas
  Fazenda dos Madureira
  Itapeva (Serra de São Francisco)
  Jardim Itanguá / Manchester
  Jurupará
  Música
  Nossa Senhora da Penha
  Ouro
  Represa de Itupararanga
  Rio Pirajibú
  Rio Sarapuy
  Rio Sorocaba
  Rua da Penha
  Rua Hermelino Matarazzo (Estrada de Ipanema)
  Rua Monsenhor João Soares
  Serra de Paranapiacaba
  Vila Santana / Além Linha
  Vila Trujillo

Cidades (16)
Araçoiaba da Serra/SP
Botucatu/SP
Cuiabá/MT
Curitiba/PR
Guapiara/SP
Guareí/SP
Guareí/SP
Ibiúna/SP
Itanhaém/SP
Itu/SP
Porto Feliz/SP
Santana de Parnaíba/SP
São Paulo/SP
São Roque/SP
Sorocaba/SP
Tatuí/SP
“Memória Histórica de Sorocaba” II. Luís Castanho de Almeida (1904-1981)
1 de janeiro de 2026, sexta-feira
*Memória Histórica Sobre Sorocaba, parte V (continuação), 1965. Luís Castanho de Almeid...

data2:21 de dezembro de 1964, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\9049data2.txt
21 de dezembro de 1964, segunda-feira
(60)
“Memória Histórica de Sorocaba: Parte I”

data2:15 de agosto de 1964, sábado
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\25218data2.txt
15 de agosto de 1964, sábado
..
Fundação do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba
20 de junho de 2026, quinta-feira
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\18761emerson.txt
Autorizada a edição das obras históricas do Cônego Luiz Castanho de Almeida
1 de janeiro de 2026, domingo
*Tropas e Tropeiros na Formação do Brasil. José Alípio Goulart
1 de junho de 2026, quarta-feira
 1
*“O Segredo dos Incas”. Valla

data2:1959, quinta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\24441data2.txt
1959, quinta-feira
 017
*Boletim do Departamento do Arquivo do Estado de SP. Secretaria da Educação. Vol. 9. Ap...
12 de março de 2026, terça-feira
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\26784emerson.txt
Washington Luís Pereira de Sousa (1869-1957) escreve a Luís Castanho de Almeida (1904-1...

data2:22 de fevereiro de 1954, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\6528data2.txt
22 de fevereiro de 1954, segunda-feira
.. 1
Criada a lei 358 que institui a Bandeira de Sorocaba, e ninguém sabe quem fez o desenho

data2:1954, sexta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\24365data2.txt
1954, sexta-feira
 045
*“Dicionário de bandeirantes e sertanistas do Brasil - séculos XVI - XVII - XVIII” de F...

data2:23 de julho de 1953, quinta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\19274data2.txt
23 de julho de 1953, quinta-feira
..
O que houve com a “Casa de Balthazar Fernandes”?

data2:1 de dezembro de 1952, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\16485data2.txt
1 de dezembro de 1952, segunda-feira
(1)
José Crespo Gonzales defende a ideia de oficialização da data de 15 de agosto, em comem...

data2:1952, terça-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\2609data2.txt
1952, terça-feira
.
*Lendas e contos do planalto e do litoral. Autor: Luis Castanho de Almeida
1 de janeiro de 2026, segunda-feira
.
*Castanho de Almeida

data2:novembro de 1949
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\2568data2.txt
novembro de 1949
 1
Revista Investigações*
10 de setembro de 2026, terça-feira
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\24314emerson.txt
Lendas sul-paulistas, Jornal A Manhã/RJ

data2:1942, quinta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\16598data2.txt
1942, quinta-feira
...
*Luís Castanho de Almeida publica um estudo sobre o “Monge de Ipanema”

data2:8 de setembro de 1940, domingo
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\24312data2.txt
8 de setembro de 1940, domingo
...
Maniçoba, porta do Paraguai, Jornal Correio Paulistano

data2:1 de setembro de 1940, domingo
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\24848data2.txt
1 de setembro de 1940, domingo
(23)
“Sorocaba e os castelhanos”, Aluísio de Almeida, codinome de Luís Castanho de Almeida (...

data2:1940, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\25072data2.txt
1940, segunda-feira
...
*Monsenhor Luiz Castanho de Almeida Junto a 3ª Cruz de Ferro fundida em 1818 na Fabrica...

data2:1940, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\17292data2.txt
1940, segunda-feira
...
*Aluísio de Almeida viu, encostada à taipa de fora, a lápide da sepultura da mãe de Jú...

data2:1 de dezembro de 1938, quinta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\20136data2.txt
1 de dezembro de 1938, quinta-feira
.. 021
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXXV*
1 de janeiro de 2026, sábado
...
*Almeida estava investigando as ruínas do Lajeado já em 1938, ouviu de seus moradores q...
1 de janeiro de 2026, sábado
...
*Depoimento

data2:7 de outubro de 1933, sábado
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\8094data2.txt
7 de outubro de 1933, sábado
.
Nomeado o quinto vigário da Matriz do Bom Jesus dos Aflitos

data2:1929, terça-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\8170data2.txt
1929, terça-feira
.
* Luís Castanho de Almeida foi nomeado pároco em Itararé

data2:8 de maio de 1927, domingo
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\8172data2.txt
8 de maio de 1927, domingo
.
Luís Castanho de Almeida, pelas mãos do Bispo Dom Aguirre, recebeu a ordenação sacerdotal

data2:1 de maio de 1927, domingo
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\8173data2.txt
1 de maio de 1927, domingo
...
Luiz Castanho de Almeida passa a exercer as funções de Secretário do Bispo Dom Aguirre

data2:1918, terça-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\8196data2.txt
1918, terça-feira
..
* Luís Castanho de Almeida entrou para o seminário e cursou Filosofia e Teologia
1 de janeiro de 2026, sábado
..
* Luís Castanho de Almeida foi estudar em Botucatu

data2:1912, segunda-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\7567data2.txt
1912, segunda-feira
.
* João Lacerca estava preso na Cadeia localiza na esquina da Rua São Bento c/ a rua Pad...
9 de agosto de 2026, domingo
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\17734emerson.txt
José Carlos de Aguirre foi nomeado Vigário da paróquia de São José do Belém

data2:6 de novembro de 1904, domingo
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\8097data2.txt
6 de novembro de 1904, domingo
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\8097emerson.txt
Nascimento de Luís Castanho de Almeida em Guareí. Filho de Aníbal Castanho de Almeida e...

data2:janeiro de 1898
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\2226data2.txt
janeiro de 1898
 1
Balsa no Rio Sorocaba*

data2:outubro de 1733
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\27168data2.txt
outubro de 1733
 01
Le Paraguay. Jean-Baptiste Bourguignon d´Anville (1697-1782)*

data2:1729, sábado
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\27732data2.txt
1729, sábado
 1
*Caminho

data2:1670, quarta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\20862data2.txt
1670, quarta-feira
(1)
*Segunda fundação de Sorocaba
12 de setembro de 2026, quinta-feira
“LUIS MATHEUS MAYLASKY, VISCONDE DE SAPUCAHY”, vol. 1.º, de Antonio Francisco Gaspar e ...

data2:21 de julho de 1628, sexta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\9120data2.txt
21 de julho de 1628, sexta-feira
 160
Conduzido por André Fernandes, Luis Céspedes e sua comitiva chegam no “Porto misterioso...

data2:1625, quarta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\22897data2.txt
1625, quarta-feira
(5)
*“O Novo Mundo: Descrição das Índias Ocidentais” ("Nieuvve wereldt, ofte, Beschrijvingh...

data2:10 de junho de 1611, sexta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\20084data2.txt
10 de junho de 1611, sexta-feira
....
O triste destino de D. Francisco de Souza, fundador do Itavuvu e 7° Governador-Geral do...

data2:19 de fevereiro de 1609, quinta-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\21279data2.txt
19 de fevereiro de 1609, quinta-feira
.. 2
Parte de São Paulo a grande leva de povoadores, acrescida com um bom número de paulista...

data2:1608, terça-feira
data2:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\26144data2.txt
1608, terça-feira
.. 1
*Caminho
  testando base


Sobre o Brasilbook.com.br