Depois de incendiar o “Santa Ana”, o “Desire and Content” partiu em 17 de novembro de 1587 para iniciar sua viagem pelo Oceano Pacífico
17 de novembro de 1587, terça-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
Knivet e seus companheiros pretendiam fazer o mesmo que os japoneses do navio de Cavendish: atravessar o continente até atingir as lendárias riquezas do Peru [1]
No dia 25 de novembro conseguiu cruzar o Estreito em perfeitas condições e com todos os seus navios. A partir daqui, ele se dirigiu para o norte pronto para saquear tudo o que estava à sua frente. O primeiro objetivo era Valparaíso, mas os seus vizinhos já sabiam de sua chegada, e avisados e armados, se prepararam para enfrentar o pirata.
Cavandish fingiu querer negociar com eles por meio do resgatado Tome Hernandez, mas conseguiu enganar o seu captor alertando secretamente sobre as más intenções do pirata. A cidade tornou sua atitude ainda mais hostil, então Cavendish preparou um estratagema, fingindo ir embora, e desembarcou seus homens a alguma distância para avançar a pé e atacar a cidade traiçoeiramente.
É neste momento que Tomé Hernandez consegue escapar de seus sequestradores e, atravessando a selva, consegue alertar os moradores de Valparaíso. Cavaleiros armados com lanças atacaram os piratas, matando vinte e cinco, capturando nove e levando os restantes à fuga. Dos capturados, todos foram enforcados, exceto quatro que concordaram em se converter à religião católica.
Os piratas derrotados continuaram para o norte até chegarem ao porto de Arica, onde capturaram um pequeno navio indefeso e se encontraram novamente com uma cidade preparada e hostil. Eles pegaram a vila de Payta de surpresa, saqueando e destruindo-a. Depois de queimar a igreja, eles marcharam para se recuperar na ilha de Puma.
Os espanhóis, alertados da chegada de piratas nesta região das Américas, enviaram o capitão Juan de Galearza, que descobriu seu esconderijo e, com uma tropa de soldados e índios, veio de surpresa ao local onde estavam acampados, atacando-os com força. . Em muito pouco tempo, espanhóis e índios mataram vinte e cinco ingleses e incendiaram um de seus navios; apavorados, os piratas fugiram em desordem, deixando para trás uma grande quantidade de armas e suprimentos.
Após este revés, um Cavendish enfurecido ordenou uma canhonada feroz do navio espanhol, que não conseguiu manobrar, matando onze espanhóis. Após este pequeno triunfo, ele ordenou um novo e esperançoso embarque, mas foi novamente rejeitado. Vendo a coragem e a decisão defensiva dos espanhóis, Cavendish pediu para negociar, oferecendo-se para manter a vida da tripulação e dos passageiros do navio se eles entregassem o navio. O capitão, vendo suas poucas possibilidades, aceitou a palavra inglesa e entregou o navio.
O tesouro obtido foi fabuloso, cerca de setecentos mil pesos somados a muitas mercadorias valiosas. Mas o espírito cruel de Cavendish continuou a definir seu comportamento, levando-o a torturar vários prisioneiros e enforcar um clérigo que viajava no navio. Após essa crueldade, ele libertou a maioria dos cativos, exceto dois japoneses, um filipino e dois espanhóis, para servirem de pilotos e tradutores no retorno à Inglaterra. [2]Alguns no México alegaram que o valor total da carga era de cerca de 2.000.000 de pesos. Depois de incendiar o Santa Ana , o Desire and Content partiu em 17 de novembro de 1587 para iniciar sua viagem pelo Oceano Pacífico.Enquanto queimava, o Santa Ana derivou para a costa onde os sobreviventes espanhóis extinguiram as chamas, fizeram o navio flutuar novamente e mancaram em Acapulco .O conteúdo nunca foi ouvido novamente. O Desejo tentou evitar conflitos pelo resto de sua viagem. [3]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.