Knivet e alguns portugueses se tornam prisioneiros dos tamoyos /
1596 Atualizado em 25/02/2025 04:46:34
• Imagens (1)
• Fontes (2)
•
•
Marino inglés, autor de The admirable adventures and strange fortunes of Master Antonie Knivet. Según Carlos Sixirei, "Una de las figuras más curiosas del mundo bandeirante de fines del siglo XVI es la del marino inglés Anthony Knivet, quien participó en la expedición corsaria de Thomas Cavendish contra el puerto de Santos en 1591. Prisionero de los portugueses entró como criado del Gobernador Salvador Corréia de Sá "o Velho". Mientras permaneció en Brasil participó en siete entradas en territorio indígena. En 1596 cayó prisionero, junto con otros portugueses, de los indios tamoios quienes solo respetaron la vida de Knivet porque se declaró francés y los indios se habían aliado con los franceses en tiempos. La permanencia de Knivet en Brasil fue extraordinariamente aventurera protagonizando varios intentos de fuga que acabaron mal hasta que, por fin, en 1602 pudo embarcarse para Lisboa y, de allí, regresó a Inglaterra. Veinte años más tarde escribiría sus experiencias en una de las obras fundamentales para el conocimiento del Brasil de la época de Felipe 11 en la que, entre otras cosas, deja claro que las bandeiras no eran hordas desorganizadas de cazadores de indios sino que se trataban de expediciones muy organizadas que obedecían a una severa disciplina militar y se regulaban por una especie de legislación consuetudinaria. (Sixirei: Bandeiras e Bandeirantes...) [1]
Teria conhecido o ouro [2]
Croqui do Peabiru na América do Sul Data: 01/01/2012 Créditos/Fonte: Andressa Celli Baseado em: Bond, 2011(mapa
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.