'“Nada neste mundo é perfeito” 0 19/11/1825 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1821
1822
1823
1824
1825
1826
1827
1828
1829
Registros (112)Cidades (37)Pessoas (48)Temas (81)


“Nada neste mundo é perfeito”
    19 de novembro de 1825, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


Nada neste mundo é perfeito: no momento em que meu amigoNatterer e eu começávamos a comungar em pensamentos e idéias - e euaprendia cada vez mais com suas observações instrutivas -, recebi hoje atriste notícia da sua morte. Refuto a idéia de que costumo não dar valoraos outros. A morte de Natterer foi uma grande perda para a ciência.De todos os cientistas que conheci, ele foi o que se dedicou com maisafinco à coleta de material para a Zoologia. Ele era extremamente simples e modesto, mas era possuidor daquelas qualidades raras que distinguem um verdadeiro erudito de um charlatão. Recentemente, conhecium jovem francês que se dizia um grande pesquisador naturalista, masque, no fundo, mal tinha estudado os rudimentos de Ciências Naturais.Todo o seu saber consistia de habilidade manual e facilidade dememorização de nomes.Itu, capital da comarca com o mesmo nome, está situada numaaltura de cerca de 2.000 pés, numa região de campos naturais. Ela temum ouvidor - no momento, ausente da cidade - e um juiz ordinário.O rio Tietê passa a uma distância de uma pequena légua dali, noponto onde ele faz uma curva ou um meio círculo. A grande fonte derenda do lugar são as grandes plantações de cana-de-açúcar, portanto, aagricultura. Quando a terra já está esgotada e não produz mais, o homem do campo, que aqui ainda não faz uso da adubação, segue o mesmo procedimento tanto dos habitantes daqui como dos de Minas Gerais: abandonam a terra e se mudam com suas famílias. Foi assim quesurgiram, nos últimos 15 ou 20 anos, as prósperas vilas de Piracicaba,Franca e São Carlos.Esta vila foi construída de forma bem regular; consiste de várias cabanas e de algumas casas bem construídas. As ruas não são calçadas,mas a maioria das casas tem largas calçadas na sua frente, feitas comgrandes lâminas de ardósia, bastante encontradiça nas redondezas, cortadas em peças de 6-8 pés de comprimento por 3-4 de largura. A impressão que se tem é de que foram esculpidas pelo cinzel de um artista.Nesta cidade, como em toda a província, percebe-se uma maiormiscigenação entre portugueses e índios do que talvez em outros locaisdo Brasil. Com isso, muitas palavras da língua indígena se tornaramcomuns, e na população há maior número de brancos, ou seja, de mestiços de brancos com índios, do que negros. Embora as leis tenhamproibido o comércio com índios, ele continua sendo feito até hoje, clandestinamente. Dizem que há paulistas que falam muito bem a línguados antigos indígenas; e que muitos índios que vivem livres e longe dacidade, como, por exemplo, às margens do rio Tietê, falam relativamente bem o português




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.