'Havia o Externato Sorocabano, para meninos, fundado por Caetano Nunes do Amaral Siqueira 0 01/01/1879 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1875
1876
1877
1878
1879
1880
1881
1882
1883
Registros (73)Cidades (32)Pessoas (38)Temas (49)


Havia o Externato Sorocabano, para meninos, fundado por Caetano Nunes do Amaral Siqueira
    1879
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  


Em 1879 havia o Externato Sorocabano, para meninos, fundadopor Caetano Nunes do Amaral Siqueira . Passou logo a Anastácio Lopes Tôrre e José de Vasconcelos. Em 1883 começou o externato deInácio Maurício de Azevedo Coutinho, fluminense.Dona Gertrudes de Almeida Pilar, mãe de Ubaldino do Amaral,tinha um internato para meninas do Paraná, que vinham da Lapa acavalo, na rua da Penha. Saiu cêrca de 1875 para Piracicaba, ondefaleceu seu espôso Francisco das Chagas do Amaral Fontoura e veiumorrer na capital de São Paulo em 1886. Conhecemos-lhe uma aluna, dona Sofia Wirmond. Não havia carteiras, servindo a mesa grande da sala de jantar.





“Memória Histórica de Sorodcaba” VIII
Data: 01/01/1970
Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: Aluísio de Almeida
01/01/1970


ID: 5945


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.