Salvador Romeiro (45 anos) foi levado à presença do Visitador Apostólico, amedrontado, qual “cordeiro” há muito esperado. Foi admoestado a cooperar com a justiça inquisitorial, para “desencargo de sua consciência e salvação de sua alma” 0 14/07/1594
Salvador Romeiro (45 anos) foi levado à presença do Visitador Apostólico, amedrontado, qual “cordeiro” há muito esperado. Foi admoestado a cooperar com a justiça inquisitorial, para “desencargo de sua consciência e salvação de sua alma”
14 de julho de 1594, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Após alguns dias, a 14 de julho de 1594, Salvador Romeiro (45 anos) foi levado àpresença do Visitador Apostólico, amedrontado, qual “cordeiro” há muito esperado. Foiadmoestado a cooperar com a justiça inquisitorial, para “desencargo de sua consciência esalvação de sua alma”. Apavorado, confessou quesendo ele moço de 18 anos, em Lisboa, um frade que já é morto, o meteu na sua celae com ele fez pecado de molície [...] ambos procurando um ao outro com suas mãose que isso foi por aquela vez somente. E que depois disso, [há] 20 anos, sendo eleainda solteiro, estando na Ilha de São Tomé, fez o mesmo pecado a que diz quechamam punheta, da maneira sobredita, com um moço, cristão-novo, cujo nome nãosabe [...] 3 ou 4 vezes, em dias diferentes (ibid., fls. 22-23).Por esses pecados Romeiro foi preso na Ilha de São Tomé, pelo juiz Diogo de Salema,e enviado ao cárcere do Limoeiro em Lisboa. Lutou na inglória armada de D. Sebastião e, emseguida, foi solto. Passado um tempo, rumou para o Brasil. Trabalhando como feitor emPernambuco, na fazenda de Bento Dias Santiago. Certa noite, tentou praticar molície com ummoço de uns 17 anos, chamado Lomba, enquanto o rapaz dormia numa rede, mas o jovem serecusou. Há 7 anos, em Lisboa, casou-se com Lucrécia Nunes. Entretanto, numa vigem,conheceu Pero Marinho Lobera, o convenceu a ficar em sua companhia por 12 dias,“agasalhados numa estalagem”, e a todos dizia que o jovem era seu sobrinho. Dormindoambos na mesma cama, praticaram molícies e, em seguida, o pecado nefando, alternadamente.Apaixonando-se pelo rapaz, Romeiro largou a esposa e embarcou para o Brasil na companhiado “sobrinho”. Contudo, se desentenderam ao que Romeiro fez juramento de nunca maispecar no nefando com Pero Marinho e retornou a Lisboa
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.