Wildcard SSL Certificates
Organizando a História

Séculos



ERRO
Carta de Bartolomeu de Torales a Diego Marin Negron
19 de dezembro de 1612, quarta-feira ver ano




\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\23435curiosidade.txt





01/01/2005
Elda E. González Martínez

INVENTÁRIO DEDOCUMENTOS HISTÓRICOS BRASILEIROS



01/01/2010
José Carlos Vilardaga

“São Paulo na órbita do Império dos Felipes: Conexões Castelhanas de uma vila da américa portuguesa durante a União Ibérica (1580-1640)” de José Carlos Vilardaga

De fato, não era só com o uso da violência que os índios, em especial os carijós, foram descidos e levados a São Paulo. Os métodos persuasórios eram amplamente utilizados: faziam-se promessas de variados tipos, promovia-se a reunião de parentes e formavam-se redes de alianças. Sobre estes métodos, ver: MONTEIRO, John. “Os Guarani e a História do Brasil Meridional” In: CUNHA, M. História dos índios no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1982. p.475-498.

Neste sentido, é famosa a carta do vilariquenho Bartolomeu de Torales, em 1612, comentando como Sebastião Preto, de São Paulo, havia utilizado com os caciques de “puras dádivas” para atraí-los, com suas aldeias,para a vila vicentina. “Carta de Bartolomeu de Torales a Diego Marin Negron”. Anais do Museu Paulista, Tomo I, 2aParte, p.158.


LUCIA19/12/1612
ANO:60
  


Procurar