'Sermões Vários do Padre Antonio de Sá da Companhia de Jesus, Lisboa - 01/01/1570 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1566
1567
1568
1569
1570
1571
1572
1573
1574
Registros (51)Cidades (19)Pessoas (0)Temas (49)


Sermões Vários do Padre Antonio de Sá da Companhia de Jesus, Lisboa
    1570
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


Sermões Vários do Padre Antonio de Sá da Companhia de Jesus, Lisboa, 1570. — A obra tornou-se rara, porque boa parte dos exemplares impressos foram destruidos pelos incêndios do terremoto de 1755. - Saboreie o leitor êste trecho : « Que é a formosura senão huma caveira bem encarnada ? Mudarseha com os anos, ou desaparecerá com a morte aquela esterior figura, & nam vos levará entam os olhos isso, que agora tanto vos cativa os corações ; este naufrᬠgio de liberdades enganadas, a que vulgarmente chamão todas gentileza, he a cousa mais frágil que ha no mundo, porque tem contra si dous forçosos contrários a que não pode fugir, a morte e o tempo ; ou se apresse a morte ou se dilate a vida nunca permanece a formosura . . . Pois a mayor belleza com nomes de árvo¬ res e flores? Si, para que entendamos a pouca consistência da mayor belleza: toda a graça das flores he breve, toda a louçania das arvores he caduca, a graça das flores he de poucas horas, a louçania das arvores he de poucos meses, hü verão veste as arvores, hü inverno as despoja; a manhã abre as flores, a tarde as murcha ; tal a formosura humana, ou acaba como as flores, ou se muda como as arvores ; ao golpe da morte he flor que acaba ; ao curso dos anos he arvore, que se muda ; não ha remedio, ou acabar ou mudar. . . ». Sermam do dia de Cinza . . . na Capella Real, Lisboa, 1669, pág. 13-14.





OII!

+1570
  Registros51
  Cidades19
  Pessoas0
  Temas49


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!