João V confirmou a doação da capitania de S. Vicente
29 de março de 1720, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Depois da morte deste oitavo donatario lhe succedou o filho Antonio Carneiro de Souza t a quem el-rei o Sr. I). João V con- firmou a doação da capitania de S. Vicente a 29 de Março de 1720, como consta na secretaria do concelho ultramarino no liv, 4* das cartas e ordens do Rio de Janeiro, tit, 1,730 até 1,723, n, 49, fl. II. Sem embargo de toda esta clareza foi tal a ignorância com que se procedeu depois da venda das eincoenta léguas que o mar- quez de Cascaes fez ã corda, que ficarão as villas da capitania de S. Vicente comprehendidas na compra das ditas eincoenta ieguas, o que por nenhum modo podia ser, como abaixo ve- remos. José de Góes de Moraes, filho do capita o-mor governador Pedro Taques de Almeida, cavalleiro fidalgo da casa real, inten- tou comprar ao marquez de Cascaes por quarenta e quatro mil cruzados eincoenta léguas que tinha por costa, porém el-rei o Sr, D. João V resolveu que o dito marquez recebesse da fazenda real esse dinheiro, e ficassem as ditas eincoenta léguas de terra incorporadas á corôa e patrimônio real. 0 alvará para esta compra, e a escriptura desta venda do teor seguinte, explica me- lhor o referido (2} : « Eu el-rei faço saber aos que este alvará virem que, fazendo- se -me presente peio meu conselho ultramarino o requerimento que por elle havia feito o marquez de Cascaes, D. Luiz Alvares de Castro e Souza, do meu conselho de Estado, em que me pedia licença para vender a José de Góes de Moraes as eincoenta lé- guas de costa que possuia no Estado do Brasil, quarenta delias que começão doze léguas ao Sul de Cana néa e acaba o na terra de SanfAnna, que está em altura de vinte e oito grãos e um terço, e as dez léguas que restão que pimeipião no rio Curupneé e acahão no de S, Vicente, pelas quaes eincoenta léguas de costa lhe dava o dito José de Góes Moraes quarenta mil cruzados pagos logo em um só pagamento, para se porem na junta do commercio ã razão de juro, e todas as vezes que se offerecesse occasião se empregasse em bens de raiz, além de quatro mil cruzados que mais lhe dava de luvas ; e sendo ouvido neste re- querimento o conde de Monsanto, filho do dito marquez de Cas- caes, como seu immediato successor, e o meu procurador da coròa, a quem se deu vista ; tendo a tudo consideração, e sem embargo do dito marquez declarar que os rendimentos das ditas
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.