Houve duas expedições neste ano organizadas por Francisco de Brito*
1 de julho de 1963, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Houve duas expedições neste ano organizadas por Francisco de Brito, quetrabalhava para a firma seringalista Arruda & Junqueira. Na primeira, Britoalugou um avião e jogou açúcar envenenado e dinamite sobre uma aldeiaCinta Larga que estava no meio de uma festa. A segunda expedição foi emjulho de 1963 e saiu da sede da firma Arruda & Junqueira, situada naconfluência do rio Juina Mirim com o Juruena (atual vila de Fontanillas).Andaram mais de dois meses pela mata, seguindo as picadas dos índios esendo abastecidos de alimentos e munições jogados por avião. Passarampor diversos acampamentos e aldeias Cinta Larga recém abandonados, massomente foram encontrá-los às margens do Aripuanã, empenhados naconstrução de uma nova aldeia, na altura do Paralelo 11°. Foram mortascerca de sete pessoas com requintes de crueldade. Uma mulher foipendurada viva e cortada ao meio com facão. O massacre foi divulgadoquando Atayde Pereira dos Santos, um dos participantes, não tendorecebido o pagamento prometido, compareceu à sede da inspetoria do SPIem Cuiabá para denunciar o caso e apontar seus mandantes. O crime teverepercussão internacional, mas os mandantes dos crimes não forampunidos.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.