“Hospícios da Terra Santa no Brasil”, de Clarisse Martins Villela
2015 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
O conceito de hospícioA questão que se coloca inicialmente é: por que hospício? Partindo da etimologiada palavra, percorreu-se sua variação semântica. Para isso, foi fundamental aabrangente obra O livro da hospitalidade (Montandon, 2011). Compreendida apertinência dos hospícios à estrutura física monástica, foram consultadosdicionários dos séculos XVIII e XIX para um melhor entendimento do objeto deestudo no seu tempo. Particulariza-se o estudo às casas da ordem franciscana eà missão dos frades menores junto à Terra Santa. A expansão do trabalho desses missionários no Oriente Médio, visando à salvaguarda dos lugares relacionados àvida e à paixão de Cristo, como se estruturaram e por que implantaram hospíciossão os assuntos subsequentes. Imprescindíveis para essa etapa foram ascrônicas franciscanas e as páginas eletrônicas da Custódia da Terra Santa e seucomissariado.Um ato de hospitalidade só pode ser poético, afirma Jacques Derrida (apudDufourmantelle, 2003, p. 4). Nos séculos XVII e XVIII, a hospitalidade era tidacomo uma das mais belas virtudes humanas e definida como a caridade queconsiste em receber e recolher alguém em casa. (Grassi, 2011, p. 51). Diferentescircunstâncias, contextos, lugares e tempos ambientam anfitrião e convidado. Nasmais variadas habitações, de tendas a palácios, foram hóspedes monges eperegrinos; soberanos, fidalgos e mercadores; vagabundos, excluídos eimigrantes; militares e desbravadores; o imperador e seu séquito.Casa destinada a abrigar e receber peregrinos e pobres. Osreligiosos chamam hospício e hospedaria a casa que lhes serviade asilo nos povoados onde não tinham convento, dentro da qualsó se permitia uma capela privada, sem sino nem porta para a ruae no qual não se podiam administrar os sacramentos. Osreligiosos em transito não podiam morar muito tempo na casahospício, nem exercer nela atos comuns ou públicos, próprios desuas funções monásticas, sob pena de ser tratados se talfizessem como se vivessem fora de clausura. Hospício chamamna Terra Santa aos conventos da ordem seráfica, e na Espanhasão conhecidos com o nome de hospício as casas demisericórdia, onde se abrigam a muitos pobres, dando-lhescuidados e sustento, e se lhes obriga a exercer suas profissões eofícios, oferecendo-se neles ensino a muitas crianças pobres, quecom o tempo chegam a ser membros úteis e de mérito ao Estadoe à nação. (Bergier, 1846)
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.