O livro de horas de Dom Manuel I. O primeiro fólio do Livro de Horas explica que este projecto literário começou em 1517 e terá prosseguido nas décadas seguintes, inclusivamente mesmo depois da morte de Dom Manuel. A autoria das pinturas, notáveis pelas representações do quotidiano quinhentista português, foi muito debatida entre historiadores de arte. Existe algum consenso relativamente à autoria de António de Holanda, pintor de origem flamenga, que não deverá ter sido, porém, autor de todos os fólios da obra. Objectos luxuosos, os livros de horas da nobreza europeia apresentavam o calendário litúrgico e definiam os rituais diários de oração. Eram intervalados por fólios de ilustração de rara beleza. Nesta iluminura, correspondente à página do mês de Setembro, figura uma das mais antigas representações artísticas da vindima, com a esmerada colheita das uvas e a pisa antes do transporte em tonéis. Iluminuras de António de Holanda 1517-1538, original no Museu Nacional de Arte Antiga.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.