'“a matar 300 reses para esse efeito, ficando encarregados um regedor e o escrivão e alguns soldados de tomar as marcas para. que, sabido o dono, se satisfizesse o seu valor oportunamente” - 17/03/1593 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1589
1590
1591
1592
1593
1594
1595
1596
1597
Registros (43)Cidades (22)Pessoas (76)Temas (51)


“a matar 300 reses para esse efeito, ficando encarregados um regedor e o escrivão e alguns soldados de tomar as marcas para. que, sabido o dono, se satisfizesse o seu valor oportunamente”
    17 de março de 1593, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


Sobre a fundação de Corrientes, que interessa particularmente à introdução do ga- do no Rio Grande do Sul, diz Hernandárias : «... foi à Povoação das Corrientes para a qual moveu e levou muitos soldados à sua custa provendo-os de todo o necessário e levou por terra para a dita povoação muitos apetrechos de guerra, cavalos, éguas e va- cas que foi de muita importância, no qual e no abrir o caminho se ocupou três meses, passando grandíssimos trabalhos, e assis- tiu um ano na dita povoação a entradas e descobrimentos que se ofereceram com grandíssimos e excessivos gastos e perigos por ser dos naturais da gente mais belicosa que há nas ditas provín- cias.» 49 ) Kelaeión Histórica, de autor desconhecido, precioso Cod. da Colecção de Angelis, 50 ) diz que foi trabalho insano a conserva- ção dos animais de serviço como bois, cavalos e éguas, em Cor- rientes, e cuja guarda era confiada a pessoas de imediata con- fiança dos fundadores para sua segurança contra os ataques dos índios e dispersão provável de tão preciosos elementos para a de- fesa e conquista das regiões circunvizinhas. E a mesma coisa se dava com a pequena ponta de gado des- tinado ao sustento da população e à propagação da pecuária. Fi- cara ela também confiada a pessoas de responsabilidade, sob a direcção das quais se fez um repartimento de índios para custo- diá-la. E tal era a importância que se dava a esse primeiro gado que povoou os campos de Corrientes que, quando foi necessário extrair couros para prover às necessidades de guerra, lançou-se mão de gados alçados já existentes então no outro lado do rio Paraná. «Usavam os


“a matar 300 reses para esse efeito, ficando encarregados um regedor ...
17 de março de de 1593, quarta-feira (Há 432 anos)

, diz a Relación Histórica, «de armas à usança antiga, como viseiras, cotas de malha, quilotes para precaver suas pessoas e cavalos, de flechas, dardos e outras ar- mas próprias a seus inimigos, e para os cavalos usavam selas co- bertas e guarnecidas de ferro, armas e esporas do mesmo. Para reparar a deterioração de umas e prover em parte aos que não ti- nham se valeram de couros de gado vacum para o que acordaram despachar a outra banda deste rio, terra dos Matarás, aonde ti- nham notícia haver já gado chimarrão, a matar 300 reses para esse efeito, ficando encarregados um regedor e o escrivão e al- guns soldados de tomar as marcas para. que, sabido o dono, se satisfizesse o seu valor

“a matar 300 reses para esse efeito, ficando encarregados um regedor ...
17 de março de de de 1593, quarta-feira (Há 432 anos)

. Constava essa resolu- ção do Acto Capitular de 17 de Março de 1593. 5i )





OII!

+1593
  Registros43
  Cidades22
  Pessoas76
  Temas51


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!