Antonil, descrevendo em 1710 a Cultura e opulência do Brazil, diz textualmente o seguinte: (4) c Foi sempre fama constante, que no Brazil havia minas « de ferro, ouro e prata... Na villa de 8. Paulo ha muita pedra usual, para fazer paredes e cercas ; a qual, com a côr, com o « peso, e com as veias que tem em si, mostra manifestamente, < que não desmerece o nome, que lhe deram de pedra ferro ; e que c donde ella se tira, o ha. O que também confirma a tradição, € de que já se tirou quantidade delle, e se achou ser muito bom « para as obras ordinárias, que se encommendam aos ferreiros. « E ultimamente na serra Ibirasojaba, distante oito dias da villa c de Sorocaba, e doze da villa de S. Paulo, a jornadas modera- « das, o capitão Luiz Lopes de Carvalho, indo lá por mandado € do governador Arthur de Sá, com um fundidor extrangeiro, c tirou ferro e trouxe barras, das quaes se fizeram obras ex- c cellentes. c Que haja também mina6 de prata nfto se duvida; porque c na serra das columnas, quarenta léguas além da villa de Outú, c que é huma das de S. Paulo ao leste direito, ha certamente « muita prata e fina... c Mas deixando as minas de ferro e de prata, como in ferio- « res, passemos ás do ouro, tantas em numero, e tão rendosas c aos que delias o tiram. E primeiramente é certo, que de hum « outeiro alto, distante três léguas da villa de S. Paulo, a quem « chamam Jaraguá, se tirou quantidade de ouro, que passou de c oitavas e libras. Em Parn&hiba, também junto da mesma villa c no serro Ibituruna, se achou ouro e tirou -se por oitavas... »
Biraçoyaba, ou Morro de Araçoyaba segundo a lição conteporanea, é um serro que se acha na comarca de Sorocaba. Em 1710, quando o sertão paulista já estava í rilhado e as comunicações eram mais fáceis, dizia Antonil que eram precisos doze dias de viagem para transpor a distancia que separava essa localidade da villa de S. Paulo.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.