'Documento sobre o Bacharel - 01/01/1540 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1536
1537
1538
1539
1540
1541
1542
1543
1544
Registros (37)Cidades (14)Pessoas (0)Temas (35)


Documento sobre o Bacharel
    1540
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


O historiador Varnhagen na sua “História Geral do Brasil”, 4ª. Edição, Tomo I, cita aexistência de um documento, de 1540, referente ao Bacharel, de que a Biblioteca Nacionaltem cópia, escrito por um espanhol (anônimo), onde se registraram estes dizeres: “Em laIsla de Cananéa, y en la tierra firme della hay pobló el Bachille, dejó muchas naranjeras ylimones y cidras y otros muchas árboles y hizo muchas casas, que se deploraron despuéspor los pobladores de San Vicente, que tuvieron guerra los unos con los otros, por quepretendia que el Bachiller les havia dar obediência”.Em sua obra “Argentina”, pág. 54, Rui Diaz de Gusmán faz as mesmas referências aoBacharel, “fidalgo português”, que o forçou D. Ruy Garcia Mosquera a “agasalhá-lo” e atoda a sua casa, filhos e criados, “despeitado e queixoso dos de sua nação, quando esseCapitão se apossou de Cananéia para a coroa de Espanha”, dizendo o seguinte:“Chegou Ruy Mosquera a relacionar-se e fazer comércio com alguns portugueses da costa.Um desses portugueses chamado Duarte Perez, desgostoso dos seus, procurou os arraiaesde Mosquera, e ali foi viver com sua família fazendo causa com os hespanhões e nãoocultando o seu despeito contra Portugal”. Pelo que falava ele com mais desembaraço doque devia, e disso resultou que o capitão daquela costa mandou notificar-lhe que fossecumprir o seu desterro no lugar designado por el-Rei já estavam os hespanhões ali emIguape dois anos vivendo em paz, quando um fidalgo português, chamado Bacharel Duarte Peres se lhes veio meter com toda sua casa, filhos, despeitado e queixoso dos desua própria nação, o qual havia sido desterrado por el Rei D. Manuel para aquela costa, naqual havia padecido inumeráveis trabalhos.”“





OII!

+1540
  Registros37
  Cidades14
  Pessoas0
  Temas35


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!