'Menção as obras da estrada* 0 01/08/1832 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1828
1829
1830
1831
1832
1833
1834
1835
1836
Registros (56)Cidades (21)Pessoas (25)Temas (18)


Menção as obras da estrada*
    1 de agosto de 1832, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


Em documento da época escrito pelo Padre Dória há a descrição do caminhoseguido por ele, numa das expedições de abertura da Estrada Dória:[...] dando começo a exploração, e pricipiando as picadas, e medição na fralda damontanha do Outeiro junto a o Innhanguára á rumo de aesmoro(?) este; e depois devinteum dias de sertão, cheguei á Fazenda do Alferes José Luiz de Carvalho naParahitinguinha, legoa e meia á Leste da Capella de São José, havendo medido trintae sinco mil, cento e noventa e oito braças em differentes rumos; mas porque do riopardo pára diante, só pra curir(?) sahir, por falta de mantimentos, necessario foi tentarsegunda exploração por aquella parte, a qual tem effeito a dez de Agosto ppº tendosahido d´aqui á trinta de Julho. Primeiramente fui explorar o (?) do rio claro junto aoCampu de Buracêa á fim de dirigir por alli a picada livrando o dito rio, e seguir paraMogim, e por isso principiei a picada d´aquelle lugar contra o rio Pardo a rumo deleste. Depois de onze dias de serviço observei, que, dando o terreno lugar paracaminho e bom, contudo ficava em triplo custoza sua abertura, visto ter de passar porconfinnado sertão. Nesta consideração refiz-me de mantimentos, e vim a montanhado rio Pardo, e d´alli fui melhorando a picada com direção á Capella de São Joséaproveitando traz mil, novecentos e quinze braças de caminho de moradores, a queconcluhi em onze dias; sendo p. tanto medido desde a Inhanguára té a dira capella deSão José trinta e duas mil, cento e quarenta braças. (SÃO PAULO, 1832a, p.1)




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.