'Manoel de Faria Doria, sendo a primeira pedra triangular do alicerse da Igreja Matriz assentada 0 09/03/1839 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1835
1836
1837
1838
1839
1840
1841
1842
1843
Registros (97)Cidades (32)Pessoas (56)Temas (44)


Manoel de Faria Doria, sendo a primeira pedra triangular do alicerse da Igreja Matriz assentada
    9 de março de 1839, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Entretanto, a controvérsia se faz presente, em documento da Câmara da então Vila de São José do Paraitinga, datado de 1866, documento que tratava da descrição da Vila, em que tem-se a seguinte colocação:

[A Villa] Fica situada em um habertão que fica aquem da serra do Una quatro legoas sobre a chapada de um monte, está toda circundada de montes todos proprios para agricultura, sendo seu fundador o patriota paulista Vigario de São Sebastião finado Manoel de Faria Doria, sendo a primeira pedra triangular do alicerse da Igreja Matriz assentada em 9 de Março de 1839.” [...] (SÃO PAULO, 1866).

É relevante que em dado tempo, e por dado grupo de pessoas que representavam a comunidade, o próprio Padre Dória tenha sido considerado como fundador de Salesópolis. Longe de ser uma discussão que se encerra aqui, múltiplos discursos colocados em disputa não deixa de trazer à reflexão possíveis questões de apagamento da história.

Menciona-se isso pois, de fato, nenhum dos autores citados, sendo eles Miranda Júnior (1973), Silva (1989) e Wuo (1992) citaram o Padre Dória em nenhum momento, fato no mínimo estranho, considerado que um século antes a própria Câmara da Vila o indicava como fundador de Salesópolis.

Outra menção importante a partir do documento é quanto ao ponto de vista geográfico de quem o redigiu, pois em termos de localização, ao mencionar o ponto em que fica situado a Vila, faz-se referência à distância a partir da Serra do Una, que se supõe ser a Serra do Mar na região do Rio Una, o que corrobora a perspectiva de maiores relações da então Vila de São José do Paraitinga com a Serra do Mar e Litoral Norte.

Não se faz qualquer referência ligada a Mogi das Cruzes, que poderia ser uma tendência considerando que foi de Mogi das Cruzes, que a dita Vila emancipou-se na década anterior, ou mesmo alguma referência à capital da Província.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.