'Única carta derivada da expedição de Américo Vespúcio - 01/01/1502 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1498
1499
1500
1501
1502
1503
1504
1505
1506
Registros (25)Cidades (14)Pessoas (25)Temas (39)


Única carta derivada da expedição de Américo Vespúcio
    1502
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


É que das cartas de viagens de Vespúcio consideradas autênticas pela crítica moderna, só uma trata do Brasil. f: adirigida a Lorenzo di Pier Francesco de Mediei, de Lisboa, 1502.Nela se louva a terra, agradável, temperada, sadia e muito amena,tão abundante de árvores, flores, frutas e animais que o piloto-mor sejulgava perto do Paraíso Terrestre. Descreve a casa, a alimentação e oscostumes indígenas. Tudo era comum, não havia propriedade privada, nemleis, e a promiscuidade sexual era geral. Não conheciam o ferro ou outroqualquer metal e não sabiam contar o tempo. Guerreiros e cruéis, comiamcarne humana.A expedição não teve proveito, mas Vespúcio acreditava que a terrapoderia produzir toda espécie de utilidades, devido à maravilhosa natureza.Para Vespúcio, como antes para Caminha, a terra ainda era de pouca utilidade: pau-brasil e canafístula(5) Na Carta a Caminha, como na de D. Manuel aos Reis de Espanha, diz-se que a terra servia como pousada. A Carta de Pero Vaz de Caminha, ed. 1789. Reproduzida por A. Magnaghl, ob. cit .. vol. 2, 323-333 e por Marcondes de Souza, Amerigo Vespucci e suas Viagens, São Paulo, 1949, 271-276.Os documentos das viagens de Vespúcio são: 1) Mundus Novus, em forma decarta latina, dirigida a Lorenzo di Pier Francesco de Mediei, relação de uma presumida terceira viagem, empreendida à costa do Brasil a serviço de Portugal. A l .edição é de 1504. Sobre as edições, cf. Alberto Magnaghi, Américo Vespucci, Roma,1924, vol. 1, p. 51 e seguintes). 2) Lettera di Amerigo Vespucci delle isole nuovamente trovate in quattro suai viaggi, datada de Lisboa, 4 de setembro de 1504 e dirigida a Pedro Soderini, conhecida pelo nome de Quattro Viaggi (Cf. Magnaghi,ob. cit., vol. 1, p. 99 e seguintes). 3) Lettera de 18 (ou 28) de julho de 1500 aLorenzo di Pier Francesco de Mediei, de Sevilha, que conta a primeira e segundaviagens ao serviço de Espanha, descritas como uma só viagem. 4) Lettera a Lorenzodi Pier Francesco de Mediei, em continuação à carta do Cabo Verde (vide n.º 5), deLisboa, dos fins de 1502, contando a expedição de 1501. 5) ~ettera do Cabo Verde,4 de junho de 1501 a Lorenzo di Pier Francesco de Mediei, contendo a narração daterceira viagem, na qual Vespúcio encontrou alguns navios da frota de Cabral,no Cabo Verde.





OII!

+1502
  Registros25
  Cidades14
  Pessoas25
  Temas39


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!