1 de fevereiro de 1548, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Levámos as victualhas á colônia, e como os selvagensviram que nada podiam fazer, pediram a paz e se retiraramO cerco durava havia quasi um mez e vários dos selvagensmorreram, mas nenhum dos christãos. Quando vimos que osselvagens estavam pacificados, voltámos outra vez para o navio grande em Marin, e abi carregámos água e também farinha dé mandioca para servir de victualha, e o commandanteda colônia de Marin nos agradeceu.CAPITULO VD E COMO SAHIMOS DE PRANNENBUCKE PARA UMA TERRA CHAMADABUTTUGARIS; ENCONTRAMOS UM NAVIO FRANCEZ E NOSBATEMOS COM ELLE. CAPU T V.Viajámos quarenta milhas para diante, até um porto cha.mado Buttugaris, onde pretendíamos carregar o navio compáu-prasil e receber provisões em permuta com os selvagens- Quando ahi chegámos encontrámos um navio da França,que estava carregando pau-prasil. Atacámol-o para aprisional-o, mas elles nos cortaram o mastro grande com um tiro ese escaparam; alguns dos nossos morreram e outros foramferidos.Depois disto, queríamos voltar para Portugal, porque nãopodíamos obter vento favorável para entrar no porto, ondepensávamos obter victualhas. O vento era-nos contrario, epor isso fomo-nos embora, com tão poucas provisões quesoffriamos muita fome; alguns comiam couro de cabritos, quetínhamos a bordo. Distribuíram a cada um de nós, por dia, um copinho de água e um pouco de farinha de raiz brazileira(mandioca).
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.