Fundação da capela de Nossa Senhora da Luz em Ypiranga
1583 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
A mulher de Amador Bueno de Ribeira, D. Bernarda Luiz Camacho, era filha de Domingos Luiz, conhecido pela alcunha de Carvoeiro, por ser natural de Marinhota, freguesia de Santa Maria da Carvoeira, em Portugal, cavaleiro professo da ordem de Cristo, e de sua mulher D. Anna Camacho; os quais foram os fundadores da capela de Nossa Senhora da Luz, do sítio de Guará-pe, no rocio de São Paulo.
Essa capela havia sido fundada pelos mesmos Domingos Luiz e D. Anna Camacho, em 1583, no bairro denominado Piranga (hoje Ypiranga, confundido primitivamente para Ireripiranga). Mas, mudando-se eles para o bairro de Guará-pe, resolveram mudar também a capela.
Com a morte dos fundadores, D. Anna Camacho em 1606, e Domingos Luiz em 1613, a capela passou á administração de seus sucessores; mas, decorridos muitos anos, foi quase deixada em abandono, até, que em princípio do século XVII, Filippe Cardoso de Campos, legítimo descendente dos instituidores, e neto do terceiro protetor Manoel Cardoso de Almeida, tomando o hábito de ermitão (era viúvo, e ficara pobre), assumiu aquela administração. [“Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX”, 1886. João Mendes de Almeida (1831-1898). Página 373]
Essas várzeas, que no período colonial desempenharam o papel estratégico para a segurança da pequena vila, tornaram-se obstáculo para o crescimento urbano nos séculos subsequentes. Localizada entre o núcleo histórico e o primeiro ponto de travessia do Tietê, extremo do desenvolvimento setentrional da cidade até o século XIX, a região era conhecida pelo nome do ribeirão que a cortava: ‘Guaré’, designação indígena da vegetação que cobria aquelas paragens.
Anteriormente habitada pelos nativos, a primeira notícia que se tem de ocupação colonial da área é a respeito da construção da ermida dedicada a Nossa Senhora da Luz. Como o próprio nome indica, situava-se em local afastado da povoação original; tornou-se, entretanto, bastante popular como local de peregrinação e passeio. Construída pelo português Domingos Luiz Grou, o “Carvoeiro”, e sua mulher, Ana Camacho – que figuravam entre os mais abastados moradores da vila de São Paulo no século XVI – a capela recebeu, por volta de 1583, a imagem de Nossa Senhora da Luz, que atualmente se encontra no Museu de Arte Sacra, constituindo uma das mais notáveis peças da imaginária paulista. Cartas de doações de terras, de fins do século XVI, nas quais a ermida da Luz servia como referência para a demarcação de limites, constituem, entre outras tantas, provas de sua instalação no Guaré anteriormente a 1600.
No início, os terrenos eram, simplesmente, requeridos em datas à edilidade, assim, a partir de 1580, a Câmara inicia a distribuição daquelas terras a particulares, reservando terrenos ao patrimônio municipal, processo que iria se estender até cerca de 1870, determinando as feições do bairro. (JORGE, 1988, p.13) Assim, os [Projetos de Intervenção no Bairro da Luz: patrimônio e cultura urbana em São Paulo. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Márcio Novaes Coelho Jr. Orientador: Prof. Dr. Luís Antônio Jorge. Página 35]
“Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX” Data: 01/01/1886 Página 352
ID: 12770
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.