'O Conselho Ultramarino analisou uma proposta de enviar 30 casais de irlandeses católicos para São Paulo 0 01/01/1650 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1646
1647
1648
1649
1650
1651
1652
1653
1654
Registros (42)Cidades (18)Pessoas (0)Temas (52)


O Conselho Ultramarino analisou uma proposta de enviar 30 casais de irlandeses católicos para São Paulo
    1650
    Atualizado em 31/03/2025 21:42:51

  
  


Longe de ser excêntrica e isolada, a possibilidade da controversa aclamação eraperfeitamente ajustável ao contexto, como mostravam os diversos pontos de rebeldiaespalhados por ambos os impérios. A narrativa detalhada do suposto incidente nãodeveria mesmo interessar à burocracia portuguesa, pois efetivamente a vila havia juradoo novo rei; ademais, divulgar os rebuliços no planalto não interessava nem à Metrópolenem a Salvador Correia de Sá. Por outro lado, a fama de sediciosos e rebeldes,principalmente na questão da expulsão dos padres, teria sim repercussão nadocumentação coeva Em 1650, o Conselho Ultramarino analisou uma proposta de enviar 30 casais de irlandeses católicos para São Paulo. A proposta foi recusada, dentre outras razões, porque São Paulo era de “natureza fortíssima e inespugnável é qconfina com a província de Quito sogeita a el Rey de castella (...) também há minas de ouro e de lavagem (...)e q ospoucos moradores q ali há derão e dão ainda cuidados nos procedimentos q tiverão com os religiosos da companhia(...) será muito maior o dano, entregandoa a estrangeiros em numero q a posão povoar e fortificar mais, e levantarsecom a terra de VMde.” [1]

Mesmo muito antes de Pombal ofantasma de uma dominação inglesa nas colônias ultramarinas sempre preocupara a Coroaportuguesa. Arthur Cezar Ferreira Reis (1960:19) relata que, no começo da conquista, umgrande contingente de irlandeses peticionara a D. João IV (1604-56) solicitando instalar-sena Amazônia. “D. João IV não lhes dera autorização. Embora católicos, esses irlandeses 96podiam ser uma espécie de cabeça de ponte dos ingleses, interessados em converter aAmazônia num de seus distritos coloniais” [2]




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.