Falecimento de Inácio Botelho Siqueira, sepultado na igreja de Santa Clara
29 de outubro de 1842, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Inacio Botelho de Siqueira, com 9 anos em 1796 (inventário da avó materna). Faleceu em Sorocaba aos 29-10-1842. Solteiro, sem descendentes, deixou legados aos sobrinhos, missas pela alma das irmãs e cunhados e institui herdeiros do remanescente dos bens aos filhos do irmão José.Sorocaba, SP Igreja N. Sra da Ponte aos 29-10-1842 nesta cidade faleceu Ignacio Botelho de Siqueira, de idade mais ou menos de secenta anos, solteiro, natural da cidade deo Rio de Janeiro, f.l. de Ignacio Botelho de Siqueira e de D. Mariana Bernarda de Araujo. Foi sepultado na Igreja de Santa Clara, tudo na conformidade do seu testamento, onde declara não ter herdeiros descendentes que por direito o sejam. Encomendou missas, entre as quais, pelas almas de suas irmãs e cunhados. Deixa para sua sobrinha Maria das Neves dous contos de reis, e um conto de reis para seu sobrinho, irmão da dita; institui herdeiros do remanescente a sua sobrinha Dona Maria de Carvalho, D. Mariana e a seus sobrinhos Jose Botelho e Antonio Botelho, todos filhos de seu irmão o Comendador Jose Botelho de Siqueira Matos e Araujo, todos em igual porção; deixa para todos seus afilhados e afilhadas a esmola de cem mil rs a cada um, apresentando a certidão de batismo. Testamenteiros a seu irmão o Comendador supra em 1º lugar, em 2º o Com. Caetano Maria Lopes Gama, e em 3º o Com. Aureliano de Souza Oliveira Coitinho; e no Codicilo confirma seu testamento e no caso de falecer nesta cidade de Sorocaba, nomeia seus testamenteiros a Francisco Lopes de Oliveira, a Francisco Ferreira Braga e a Manoel Lopes de Oliveira, os quais de comum acordo tomarão conta dos bens, fazendas e papeis que com ele se acharem, e remeterão um inventário por miudo com a certidão do seu obito a entregar aos testamenteiros do Rio de Janeiro; determina seu enterro; legados pios.[projetocompartilhar.org/ Familia/JoseAntoniodeAraujo.htm]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.