'A eleição do almotacel Antônio Roiz, investidura devida, em maior parte, à fama de sua sogra Suzana Dias 0 05/08/1593 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1589
1590
1591
1592
1593
1594
1595
1596
1597
Registros (41)Cidades (22)Pessoas (71)Temas (51)


A eleição do almotacel Antônio Roiz, investidura devida, em maior parte, à fama de sua sogra Suzana Dias
    5 de agosto de 1593, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


O prestígio de Suzana Dias era uma exceção ao estado de subserviência aoqual as mulheres coloniais estavam submetidas no panorama brasileiro, demonstrando como foram originais as maneiras com que os paulistas se relacionavam.Afinal, com idas e vindas de homens sertão afora, eram as matriarcas paulistasque cuidavam dos filhos, administravam conflitos, propriedades e questões cotidianas. Por exemplo, a ata da municipalidade paulistana declara em 5 de agostode 1593 a eleição do almotacel Antônio Roiz, investidura devida, em maior parte,à fama de sua sogra Suzana Dias, neta de Tibiriçá, filha de Lopo Dias, esposa deManuel Fernandes Ramos, explorador dos sertões de Parnaíba, Itu e Sorocaba, esogra do mineiro alemão Geraldo Betting, natural do ducado da Gueldria, enviado ao Brasil por d. Francisco de Sousa. É bem provável que dessas ligaçõesprestigiosas vinha a melhor influência para fazer do modesto Antônio Roiz umalmotacel de São Paulo no ano da graça de 1593, nada mais do que um genro deSuzana Dias (Taunay, apud Camargo, 1971, p.395).[2]

Geraldo teria uma filha chamada maria bettingNo entretanto, pelo altissimo espirito de sua religiosidade, salientava-se Suzana Dias entre as matronas paulistas. Basta lembrar que a acta da camara de S. Paulo de 6 de Agosto de 1593, sobre a posse do almotacel Antonio Roiz, diz que este era genro de Suzana Dias, bastando seu nome para dar importancia ao genro. É uma das raras vezes que o escrivão cita o nome de uma mulher (este bem a conhecia, pois, Belchior da Costa fora o segundo marido de Suzana Dias, a quem consagrava verdadeira paixão). Eis, a meu vêr, o motivo porque nomeia, a mulher e não o marido Manoel Fernandes Ramos![2]




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.