'Fundação do povoado de São Francisco das Chagas de Taubaté 0 05/12/1645 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1641
1642
1643
1644
1645
1646
1647
1648
1649
Registros (102)Cidades (21)Pessoas (50)Temas (33)


Fundação do povoado de São Francisco das Chagas de Taubaté
    5 de dezembro de 1645, terça-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:40:04

•  Fontes (1)
  
  


Município por provisão do capitão-mor Dionisio da Costa [Almanak Laemmert : Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ), 1935]

Em 13.10.1639, Jacques Felix (capitão mór povoador), procurador bastante da condessa de Vimieiro (D. Marianna de Souza Guerra), donatária da capitania, decidiu a fundação do povoado de São Francisco das Chagas de Taubaté, erecto em vila aos 05.12.1645.A ele logo vieram reunir-se:João do Prado, Monteiro Batista Gago,Manoel da Costa Cabral, Henrique Nunes,Sebatião Gil e seus filhos, Manuel Fernandes Edras,Pero Paschoal, Miguel Fernandes Edras,Sebastião Amaro, Francisco da Cunha de Oliveira,Antonio Manuel Bento e seu genro Antonio Delgado Escobar,Padre Pedro Ribeiro do Vale, Miguel Luiz,Bráz Gonçalves, João Martins,Jose de Faria, Estevão Raposo Barbosa,Padre Miguel Veloso, Bartholomeu da Cunha Gago,Manuel Coelho de Sousa, Antonio da Cunha Gago,João Veloso, Thomé Portes de El-Rei,Antonio Rodrigues, Pero de Pontes,João de Azevedo Coutinho, Manuel de Oliveira Falcão,Antonio Bicudo Leme, Fernão Leme,Domingos Luiz Leme, Francisco Ribeiro Banhos,Braz Esteves Leme, Domingos Velho Cabral,Cristovão Rodrigues de la Penã, D.Bernardo de Sanches de la Pimenta,Domingos Lins Pelladam, Matheus Vaz Porto Alegre,Antonio Raposo Barreto, Rafael de Sousa Castelo Branco,Antonio Gonçalves, D. Pedro Fernandes Aragones,Coronel Antonio de Faria Albernaz e seu filho Salvador Albernaz,Luiz Fernandes, Jeronimo Galante,João Ribeiro de Lara, Peres de Lima,Domingos Dias, Antonio Monteiro de Alvarenga,João Correia, Sebastião Monteiro Pereira,Antonio de Barros Freire, Domingos Alvares Pereira,Dionisio de Góes, Domingos Luiz Bicudo,Gabriel de Góes, Manuel Martins Bezerra,Miguel de Góes, Francisco Farel, Domingos Pires Valadão, Sebastião Luiz, Francisco Botelho, João Delgado Escobar, Manuel de Oliveira Sarmento, Antonio Teixeira Side, Capitão Antonio Vieira da Maia e seus filhos: João Vieira da Maia, Henrique Vieira da Cunha e Matheus Vieira da Cunha. Manuel Correia de Andrade, Antonio Tenedo, Frei Antonio da Cruz, Rodrigo Gomes, Antonio Furtado, Estevão da Cunha e seu filho Henrique da Cunha Lobo. etc., etc., etc.[2]






[3554] Os limites das capitanias hereditárias do sul e o conceito de território, Jorge Pimentel Cintra
01/01/2017

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.