'Notícias do ouro 0 07/01/1700 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1696
1697
1698
1699
1700
1701
1702
1703
1704
Registros (68)Cidades (43)Pessoas (32)Temas (108)


Notícias do ouro
    7 de janeiro de 1700, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


carta que Dom João de Lancastro, gover-nador da Bahia, escreveu ao rei de Portugal, a 7 de Janeirode 1700. Nessa longa missiva, Lancastro, depois de referir"o grande rendimento que tem as minas de ouro que nova mente se descobriram nos sertões das capitanias de S. Vicentee S. Paulo, e das que se esperam dscobrir, nas quaes se con-sidera serem com excesso mais rendosas", fatos de que eletem conhecimento por cartas que recebeu do governador Sá eMenezes e outros, dis: "e, porque a praça do Rio de Janeirose acha sem guarnição competente e pela banda do sul sem asíortificações necessárias que a possam defender de qualquernação pouco afeita, ou muito ambiciosa que pretenda invadir,obrigado da fama, que presentemente se há de espalhar portoda a Europa, da abundância do ouro das ditas minas",conclue pela necessidade da creação de dois terços de infan-teria e duas tropas de cavalos, e outras que menciona. Nãocontente com essa advertência, muito judiciosa, acrescenta omissivista: "sendo o fim particular deste negócio, segurá-lo deseus mesmos moradores (da vila de Santos), pois estes temdeixado em varias ocasiões, suspeitosa a sua fidelidade, napouca obediência com que observam as leis de V. Mage. e sersua gente por sua natureza absoluta e varia e a maior partedela criminosa; e sobre tudo amantissima da liberdade, emque se conservam ha tantos anos quantos tem da creação damesma vila; e vendo-se hoje com opuíencia e riqueza que afortuna lhes ofereceu no descobrimento das ditas minas, mequero persuadir, sem o menor escrúpulo, são capazes de ape-tecer sujeitar-se a qualquer nação estrangeira, que não só osconserve na liberdade e insolêncta com que vivem, mas de quesuponham podem ter aquelas conveniências, que a ambiçãocostuma facilitar a semelhantes pessoas, sendo a principal e aque eles mais aspiram a da escravidão dos índios




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.