Gabriel de Lara tenta registrar ouro de Paranguá em São Paulo
27 de novembro de 1649, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
A administração das Minas de Paranaguá, por autoridades nomeadas pelo Governo do Rio de Janeiro, não era bem vista pelo Governo de S. Paulo. Alem disso, a competição de dominação por parte dos descendentes dos donatarios das Capitanias de S. Vicente e de S. Amaro, respedivamente doadas em 1531 a Martim A_ffonso de Souza e a seu irmão Pedro Lopes de Souza, ve10 estabelecer grande tumulto e confusão.
Em vereança de 27 de Novembro de 1649, perante a Camara compareceu o Provedor das minas, Pascoal Affonso e requereu e declarou que: - "a ele lhe tinha vindo a noticia em como na villa de pernaguá nas minas descobertas que veio o cappitão gabriel de lara registrar a casa da moeda e quintos reais desta vila de São Paulo assiste e esta de morada - Eliodoro ebano - onde dizem que tem feito caza da fundição e quinta e manda marcar ouro por oficiaes que para isso lá tem feito sendo que não tem ordem para o poder fazer e ser contra o regimento de sua magestade pello que requeria aos ditos oficiaes da camara da parte do dito senhor lhe dessem toda ajuda e favor e indios para irem em sua companhia a dita vila de pernaguá para onde está de partida a impedir e atalhar ao dito - leodoro ebano - a que não va por diante com seu intento e outro sim requereo mais que lhe mandassem elles ditos officiaes da camara passar precatarias ás justiças das villas de cananéa e de paranaguá e bem assim ao Cappitão Gabriel de Lara, da dita vila (. . . . .) lhe dê toda ajuda e favor necessaria para o dito e que toda pessoa que tiver que quintar ouro o venha fazer a esta villa de são paullo aonde sua magestade tem casa de moeda e quintos reaes (. . . . .) requereu mais em como as ditas minas de pernaguá adonde se quinta o dito ouro e marqua está em porto de mar adonde tem o inimigo hollandez noticia della lhe será mui fasil ir com seus navios e fazersse senhor dellas com o que dará muita perda a sua magestade e que acudissem a isso por se escusar o mal que daqui podia resultar ... » foram expedidos os precatorios referidos e mandado que lhe fossem fornecidos os índios necessarios a acompanharem-no na deligencia á Paranaguá. (Vol. V das referidas adas da Camara de S. Paulo, pag. 389 a 392.)
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.