O tupi na geografia nacional, 2° edição - Correcta e augmentada
1914 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
O nome Voturantim, do conhecido salto do rio Sorocaba, é corruptela do Ybytyra-tin, de que o primeiro vocábulo se alterou para butura ou votura, e o segundo não é senão a forma contracta de tinga, branco, branca, comum no dialeto guarani, que chegou até São Paulo.
Portanto, voturantim significa mui propriamente: montanha branca, pois que o salto do Sorocaba, neste lugar, não é mais do que uma encosta alta, coberta de um alvo manto de espumas. [Páginas 105 e 106]
Os no mes Ta tú-y by, terra dos tatús que foia denomina<;ao primeira do arraial que é hojea cidade da Limeira; Tatú-hy, rios dos tatús~Tamanduá, applicada a urna villa de MinasGeraes; Tamanduá-tey, tamanduá grande, recordam os Desdentados, pelos seus mais caracteristicos representantes.As localidades e rios co1n os nomes: Tayafúou Tanha-ofú, dente grande ou porco do matto~Catete, Caetetú por Taítetú, porco de canellaruiv a; Tapira, ás vezes alterado para Tabira, aanta; Tapira-apé, veredas das antas; Tapira-hy~rios das antas, exprimem que nessas paragensabundavam os pachydermas americanos.Os logares denominados: Guarapá-r-y ouGuaraguá-r-y, rio do peixe-boi; Pirápuan, a baleia, recordam os cetaceos mais abundantes nosmares brasilicos.
As localidades conhecidas por Guará-tyba, apassarada, ou abundancia de aves; Guará-hy, riodos passaros; Guará-tinga-etá, as gar~as; Araraquára, paradeiro das araras: Yurujuba, por Ajurúyuba, papagaios de pesco<;o amarello, Paraguá-y,rio dos papagaios; Oraiína, por Guirá-una, passaro preto; Jnhambu-y, rio dos inambús; jaciítinga, jacú branco ou manchado de branco, etantos outros, lembram a nossa riqueza ornithologica.
As denomina<;oes como: jacaré-hy, rio do·jacaré; Corumbá, o kágado; Mboy, cobra, aqui [Página 130]
Japeaçaba, corr. z¡-apearaba, a travess1a d´agna, a ponte. Designatambem urna palmeira de que setiram fibras resistentes, conhecidas por piassaba. V. Pearaba. [Página 237]
Paraguary, c. paraguá-r-y rio dos papagaios. [Página 254]
Tfriba, voz onomatopaica da ave ;papagaio (Psittacus, Conurus cruentatus Neuw.). Tiriba-i é o piri- quito Psittacus leucotis Neuw.).
Tiribobo, corr. yrybobó, a ponte,a pinguella, tronco sobre a agua, atravessando a corrente. Rio dejaneiro. [Página 274]
Duas novas edições, corrigidas e aumentadas, tiveram lançamento em 1914 e 1928. Quando do primeiro centenário do nascimento do autor, em 1955, Frederico Edelweiss preparou uma edição comemorativa com Introdução e notas.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.