Pero Vaz de Barros, de São Paulo, acertou com o então ex-governador geral do Brasil, D. Francisco de Souza, a decisão de enviar de 12 a 15 homens pelo caminho - 23/11/1603
Pero Vaz de Barros, de São Paulo, acertou com o então ex-governador geral do Brasil, D. Francisco de Souza, a decisão de enviar de 12 a 15 homens pelo caminho
23 de novembro de 1603, domingo Atualizado em 25/02/2025 04:41:38
• Fontes (1)
•
•
•
No dia seguinte, o capitão Pero Vaz de Barros, de São Paulo, acertou com oentão ex-governador geral do Brasil, D. Francisco de Souza, a decisão de enviar de 12 a15 homens pelo caminho:Para verem a disposição da gente e os sítios e assentos dela e para saberem seestá a terra toda segura de inimigos e que tudo se desse conta ao senhorgovernador geral para ele avisar a sua majestade...pelo proveito que se esperavade se abrir este caminho e comércio [1] .
Aos 23 de novembro de 1603, o provedor Luis Dalmada ordenava que não houvesse capitão nas aldeias e que se cumprisse a lei de sua majestade, notificando a todos a proibição de se levarem os índios desta vila à região dos Patos ou as outras partes sem o consentimento do governador geral. (Atas da Câmara da Cidade de São Paulo, Op. cit., Vol. 02, p. 137, 138.)
Decisão da Câmara, com a presença de Souza, foi pela abertura do caminho e envio de gente com os castelhanos para ver a viabilidade dele. Entretanto, ressaltava que “tudo se desse conta ao senhor governador geral para ele avisar a sua majestade...”.
No dia seguinte, o capitão Pero Vaz de Barros, de São Paulo, acertou com o então ex-governador geral do Brasil, D. Francisco de Souza, a decisão de enviar de 12 a 15 homens pelo caminho:
Para verem a disposição da gente e os sítios e assentos dela e para saberem se está a terra toda segura de inimigos e que tudo se desse conta ao senhor governador geral para ele avisar a sua majestade...pelo proveito que se esperava de se abrir este caminho e comércio.
[24461] “São Paulo na órbita do Império dos Felipes: Conexões Castelhanas de uma vila da américa portuguesa durante a União Ibérica (1580-1640)” de José Carlos Vilardaga 01/01/2010
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.