10 de outubro de 1553, sábado Atualizado em 25/02/2025 04:42:54
• Fontes (2)
•
•
•
Tornemos agora ao Padre Leonardo Nnnes: o qual depois e star na Bahia até Outubro do presente anuo, tornou a voltar pera S. Vicente,segundo a ordem que trouxera de Nobrega; levando comsigo hum omsoccorro de obreiros, a saber: Vicente Rodrigues, que ja então era Sacerdote, e outros quatro Religiosos dos que vierão de Portugal, e entre esteso Irmão Joseph de Anchieta.144 Não sentia bem Satanás Teste soccorro, segundo procurou destniil-o • porque chegando aos baixos dos Abrolhos, o assaltou com tao desa L e ra d a tormenta, que se virão perdidas as duas embarcações em quehião repartidos, rotas as velas, cortados os mastros, perdidas ancoras, e batel; a em que faia o Irmão Joseph, foi dar através entre os arrecifes, onde [Chronica da Companhia de Jesus do Estado do Brasil. vol 1, 1865. Página 237]
Partida para São Vicente e fundação de São Paulo Anchieta ficou menos de três meses em Salvador, partindo para a Capitania de São Vicente no princípio de outubro, com o padre jesuíta Leonardo Nunes, onde conheceria Manuel da Nóbrega e permaneceria por doze anos. [1]
Da Baía, em outubro de 1553, partiram para São Vicente, com escala pelo EspiritoSanto, os padres Leonardo Nunes, Vicente Rodrigues e Braz Lourenço com os irmãosJosé de Anchieta, Gregorio Serrão e (segundo é corrente) um terceiro, cujo nome seignora. Anchieta, entretanto, diz “eu e quatro irmãos”. É assim muito provavel que fossemrealmente cinco os jesuitas que embarcaram na Baía, e não seis, como pretende S. deVasconcelos (o. c., 1. 1, n. 143). Com a tempestade, que na noite de 20 para 21 denovembro surpreendeu a missão nos Abrolhos, a embarcação de Anchieta ficou bastantedanificada e a de Leonardo Nunes inteiramente perdida. É esse o sucesso que Anchietanarra.
[26863] Chronica da Companhia de Jesus do Estado do Brasil. vol 1 01/01/1865 [3178] CARTA DE SÃO VICENTE 1560. CONSELHO NACIONAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA 01/01/1997
Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro vol. XIX p. 03 Data: 01/01/1897 Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro vol. XIX 01/01/1897
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.