'Falecimento de Maria "Balthazar" em Sorocaba sendo sepultada na Matriz - 28/02/1686 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1682
1683
1684
1685
1686
1687
1688
1689
1690
Registros (15)Cidades (7)Pessoas (23)Temas (9)


Falecimento de Maria "Balthazar" em Sorocaba sendo sepultada na Matriz
    28 de fevereiro de 1686, quinta-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:42:53

•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  
  
  


Aos vinte e oito dias de Fevereiro era de mil e seis centos e oitenta e seis annos, faleceo da vida prezente Domna MA DE TORALES, natural da Cidade de Guaira, cazado com Gabriel Ponce de Leon, ia defuncto, moradores nesta villa; fes testamento, deixou de sufragio nove micas, as quais se disse, e morreo de repentes, com os sacramentos da Penitentia e da unçam e outros não pode alcançar, e foi sepultada nesta Igreja Matriz e ... levou duas cruzes, a da fabrica e a dos ... ... [pt.rodovid.org/wk/Pessoa:1123474]






[28330] Biografia de Gabriel Ponce de Leon y Contreras, consultada em pt.rodovid.org/wk/Pessoa:1123466
16/02/2023


OII!


Falecimento de Maria de Zuñiga y de Torales
Data: 28/02/1686
Créditos/Fonte: geni.com
28/02/1686


ID: 5435


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!