8 de setembro de 1602, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Exemplo disso ocorreu em 1602, na expedição de Nicolau Barreto, quando vários homensda Câmara foram para o sertão. Já tendo analisado isso neste trabalho, diretamente, com oauxílio das fontes primárias, verifiquemos o que escreveu Azevedo, na obra ufanisticamenteintitulada Manuel Preto: o herói do Guairá: “Quase todos os oficiais da Câmara — BaltazarGonçalves, vereador, Ascenso Ribeiro e Henrique da Cunha, juízes ordinários, e Jorge deBarros Fajardo, procurador do conselho — deixaram os seus cargos para alistar-se na tropa docapitão Nicolau Barreto. Tanto assim que a 8 de setembro de 1602 se realizavam eleições paraa substituição dos ausentes”
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.