'D. João IV "torna" padroeira a Visitação - 02/03/1646 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1642
1643
1644
1645
1646
1647
1648
1649
1650
Registros (55)Cidades (12)Pessoas (0)Temas (37)


D. João IV "torna" padroeira a Visitação
    2 de março de 1646, sexta-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:40:35

•  Fontes (1)
  
  


Deixou, ainda, referendada em seus testamentos, a observação de que fossem rezadasmissas, todos os dias, pelas “almas delles instituidores, & por todos os seus ascendentes, &descendentes”, de obrigação de quatro Capelães residentes perpétuos do dito Morgado. E,expressou o desejo de que “a festa principal da Senhora fosse todos os annos em 2.de julho nodia da Visitaçam de nossa Senhora”. Além destas referências, cumpre ainda destacar que, nodia da festa, “além da armação da Ermida, se poem nella as bandeiras, que D.Gastão Coutinhoganhou assim aos Galegos na Provincia de entre Douro, & Minho; como em Tangere aosMouros”281. Com todo o aparato, acreditamos, a festa cumpriria a função de eternizar os feitosdeste nobre restaurador na história da comunidade, na história da imagem milagrosa, dadevoção mariana e na do reino restaurado.No interior do Castelo de Vila Viçosa, encontra-se o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, também conhecido como Solar da Padroeira que, segundo a tradição, foi fundado por D. Nuno Álvares Cabral, após a vitória na Batalha de Aljubarrota, em 1385. A belíssima imagem de Nossa Senhora da Conceição, em pedra de ançã, que se encontra no altar-mor, foi proclamada Padroeira de Portugal por D. João IV, em 25 de Março de 1646. O interior da Igreja é muito bonito com os altares em talha dourada e as paredes revestidas de azulejos.Sem descendentes diretos,foi na instituição do morgadio da imagem milagrosa, de responsabilidade de seu sobrinho,provavelmente outro grande beneficiado do testamento, que se associou a vida do nobrefidalgo com a causa da Restauração, através deste elo de ligação, em que se constituiu adevoção mariana. Tal como as festas em memória da Restauração promovidas por D.João IV,D.Gastão Coutinho deixou instruções específicas de que as cerimônias festivas da Virgem doRosário da Restauração ocorressem em data definida (dia da Visitação da Senhora) econtassem com os estandartes dos inimigos vencidos em nome do rei, com o apoio da VirgemMaria, representada na sua imagem de particular devoção. Uma vez que todas asdenominações da Virgem correspondem a características da memória da vida da Senhora oudas posteriores intervenções miraculosas junto aos devotos, sendo a mesma Santa Mariacultuada, por exemplo, no altar da Capela de Vila Viçosa (denominada a ImaculadaConceição) ou na ermida da quinta do Grillo (Nossa Senhora do Rosário), encontramos umtraço marcante na narrativa: ao dotar a festa da imagem milagrosa com as insígniasparticulares de sua vida de combatente da causa portuguesa, D.Gastão Coutinho e a famíliaCamara & Atayde se inserem no ambiente de agradecimento coletivo criado com a devoçãorégia e pública assumida por D.João IV à Virgem, confirmada em 1646 com a aclamaçãocomo padroeira.





 Fontes (1)

 1° fonte/2010   

A RESTAURAÇÃO PRODIGIOSA DE PORTUGAL. 1640-1668 JOÃO ANDRÉ DE ARAÚJO FARIA*
Data: 2010

Deixou, ainda, referendada em seus testamentos, a observação de que fossem rezadas missas, todos os dias, pelas “almas delles instituidores, & por todos os seus ascendentes, & descendentes”, de obrigação de quatro Capelães residentes perpétuo do dito Morgado. E, expressou o desejo de que “a festa principal da Senhora fosse todos os annos em 2.de julho no dia da Visitaçam de nossa Senhora”. Além destas referências, cumpre ainda destacar que, no dia da festa, “além da armação da Ermida, se poem nella as bandeiras, que D.Gastão Coutinho ganhou assim aos Galegos na Provincia de entre Douro, & Minho; como em Tangere aos Mouros”. Com todo o aparato, acreditamos, a festa cumpriria a função de eternizar os feitos deste nobre restaurador na história da comunidade, na história da imagem milagrosa, da devoção mariana e na do reino restaurado.




[3359] A RESTAURAÇÃO PRODIGIOSA DE PORTUGAL. 1640-1668 JOÃO ANDRÉ DE ARAÚJO FARIA*
01/08/2010


OII!

+1646
  Registros55
  Cidades12
  Pessoas0
  Temas37


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!