'Violento incêndio na fábrica de tecidos Santa Rosália 0 04/08/1908 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1904
1905
1906
1907
1908
1909
1910
1911
1912
Registros (53)Cidades (31)Pessoas (38)Temas (84)


Violento incêndio na fábrica de tecidos Santa Rosália
    4 de agosto de 1908, terça-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  


O jornal "Cruzeiro do Sul" deu a seguinte notícia sobre um incêncio ocorrido na Fábrica Santa Rosália.

Pelas 10:30, manifestou-se um violento incêndio na importante Fábrica de tecidos "Santa Rosália", de propriedade da firma Oetterer Speers & Comp.

Ao sinal de socorro, dado pela fábrica incendiada, moveu-se imediatamento toda a nossa população, seguindo numerosas pessoas para o local do ocorrido.

O fogo, que teve início no grande depósito d algodão, manufestou-se violento, ameaçando dominar, em poucos minutos, o edíficio todo.

Felizmente, tal foi o denodo de muitos populares, e tal a prestação que todas as fabricas da cidade acudiram, ao sinal de socorro, que numa brevidade espantosa, se viu estabelecido um regular serviço de extinção do incêncio e outro de retirar o algodão em rama e em caroço, que enchia literalmente o depósito.

Os empregados da empresa elétrica, das fabricas "Santa Maria", "Nossa Senhora da Ponte" e "Votorantim", compareceram com os seus aparelhos para fogo, prestando, assim um grande serviço.

Os empregados da Sorocabana Railway também auxiliaram muito. Todo o trabalho foi proficuo, principalmente na parte de circunscrição. Tendo se abatido logo uma parte do telhado foi elevada a ele uma mangueira da "Empresa Eletrica" que, funcionando regularmente, pode defender o resto do edifício.

Enquanto isso, inumeras pessoas trataram de retirar a grande quantidade de algodão que existia, serviço, esse que terminou as 15 horas, ficando então, o fogo circunscrito num canto do edifício.

Dalí em diante foi fácil a extinção completa do fogo com as manhueiras da "Empresa Elétrica" e da "Santa Maria", não tendo funcinado as do "Votorantim" por não se adaptarem aos encanamentos.

Ás 15:30 o fogo estava extinto. Ao local compareceram também todos os médicos da Santa Casa, os quais levaram uma ambulância para o socorro, caso fosse necessário.

A polícia também compareceu prontamente, prestando auxílio. Os prejuízos foram consideráveis, repretavam uma pequenina parcela da soma que atingiria caso não fosse o socorro imediato.

Foi um verdadeiro ato de heroísmo a salvação do edifício, tendo se originado o fogo no enorme depósito que estava literalmente cheio de algodão. A causa do incêndio não se soube ao certo.





Santa Rosália de Palermo*
Data: 01/01/1624
Créditos/Fonte: pt.sacredsites.com
01/01/1624


ID: 4027


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.