'Ceeja 0 09/07/1933 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1929
1930
1931
1932
1933
1934
1935
1936
1937
Registros (77)Cidades (36)Pessoas (50)Temas (109)


Ceeja
    9 de julho de 1933, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  


Norberto Soares Ramos nasceu na cidade de Conhas - São Paulo, no dia 21 de março de 1911. Filho de Manoel Soares Ramos e Mariana Cariello Ramos, começou seus estudos no Colégio Metodista Americano, na cidade de Lins - São Paulo. Posteriormente, formou-se em Teologia. No ano de 1932, levado pelo seu profundo amor por São Paulo e pelo Brasil, com intuito de zelar pelos interesses do Estado de São Paulo, apresentou-se como voluntário do Movimento Constitucionalista de 1932 Destacamento "Coronel Andrade", participou ativamente dos combates, fazendo parte da Associação dos Ex-Combatentes de São Paulo, fundada em 9 de julho de 1933. Formou-se na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, em São Paulo - capital como Bacharel em Geografia e História, no ano de 1944. Iniciou sua carreira como professor no Colégio Marechal Deodoro, situado à avenida Rudge, 315 - São Paulo - SP No ano de 1945, foi nomeado por concurso público professor no Colégio Estadual de Piraju - São Paulo. No ano seguinte, lecionou no Colégio Estadual e Escola Normal de Marília. Após sua passagem por essa cidade, assumiu o cargo de vice-diretor, no Colégio e Escola Normal "Dr. Júlio Prestes de Albuquerque", no qual permaneceu por alguns anos, na cidade de Sorocaba. Por meio de concurso público, foi Diretor Efetivo do Ginásio Estadual "Prof. Paulo Santos, em Santos - São Paulo. Dois anos após, também efetivou-se Diretor na Escola Estadual " Dr. Artur Cirillo Freire", em Sorocaba - São Paulo, na qual aposentou-se. Foi proprietário do Ginásio Acadêmico Anchieta, em Sorocaba, onde também lecionou Português, deixando uma legião de ex-alunos e admiradores. O Professor Norberto Soares Ramos era maçom, poeta e jornalista. Tinha a sua coluna no Jornal "Folha Popular " de Sorocaba e depois passou a colaborar com a coluna " Ensino e Administração ", no Jornal Cruzeiro do Sul, em Sorocaba. Nessas mídias impressas, também publicou suas poesias. Casou-se com Leonor Nascimento Pacheco Ramos, de família tradicional da cidade de Sorocaba, com quem teve dois filhos. Sempre ajudou os mais necessitados e humildes, tanto moral, quanto financeiramente, em especial, a "Vila dos Velhinhos". É lembrado com saudosismo por ex-alunos, filhos e netos.“Prof. Norberto Soares Ramos.”




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.