10 fatos sobre Garrincha: o melhor driblador do mundo
20 de janeiro de 1983, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (2)
•
•
1 Manuel Francisco dos Santos – mais conhecido como Garrincha – era um homem de muitos apelidos. O apelido Garrincha foi dado por uma das irmãs do jogador e é o nome de um passarinho muito comum na região onde ele nasceu.
O jogador também era chamado de “Alegria do Povo”, por encantar os estádios pelo Brasil com seus dribles desconcertantes. Seu epitáfio diz: “Aqui descansa em paz aquele que foi a alegria do povo”.
2 A estreia de Garrincha pelo time profissional do Botafogo foi em 19 de julho de 1953. Na época, o Glorioso não vivia boa fase e perdia, em casa, para o Bonsucesso por 2×1.
Foi marcado um pênalti para o Botafogo e nenhum dos jogadores mais experientes – entre eles, Nilton Santos – se apresentou para bater.
O novato Garrincha não teve vergonha, pegou a bola e converteu o pênalti. A partida terminou com a vitória do Botafogo por 6×3 e três gols do eterno camisa 7.
3 Garrincha sofria de uma distrofia física: as pernas tortas. Sua perna direita era seis centímetros mais curta que a esquerda e também flexionada para o lado esquerdo, enquanto sua canhota também apresentava o mesmo desenho.
Ou seja, as duas pernas do jogador eram tortas para o lado esquerdo – e Garrincha era destro. Mesmo com essa deficiência, Mané se tornou um dos maiores dribladores a jogar uma Copa do Mundo e, por isso, foi apelidado de “Anjo das Pernas Tortas”.
4 Em seu primeiro treino no Botafogo, Garrincha se mostrou extremamente abusado, dando vários dribles em ninguém mais, ninguém menos que Nilton Santos – um dos principais jogadores do país.
A humilhação foi tanta, que a Enciclopédia chegou a implorar a Didi, outro craque do Glorioso, para que pedisse a Garrincha para parar com os dribles.
5 Garrincha foi responsável pela “invenção” do grito de “olé”. Em 1957, no México, o Botafogo jogou um amistoso contra o River Plate. Quem sofreu durante a partida foi o zagueiro Vairo.
João Saldanha, técnico do Alvinegro na época, relatou o caso em seu livro “Histórias do Futebol”: “Toda vez que Mané parava na frente de Vairo, os espectadores mantinham-se no mais profundo silêncio.
Quando Mané dava aquele seu famoso drible e deixava Vairo no chão, um coro de cem mil pessoas exclamava: ‘Ô ô ô ô ô ô-lê!’”
6 Garrincha iniciou a Copa do Mundo de 1958 no banco de reservas. O Brasil chegou no terceiro jogo, contra a URSS, precisando da vitória para se classificar para a próxima fase.
Para a partida, o técnico Vicente Feola decidiu mexer na escalação, colocando na equipe Pelé e Garrincha pela primeira vez.
A orientação para o meia Didi foi de lançar a primeira bola do jogo para Garrincha. E não deu outra. Em apenas três minutos, Garrincha driblou dois e acertou a trave do temido Lev Yashin.
Pelé também acertou a trave, enquanto Vavá conseguiu balançar as redes. 1×0 para o Brasil, em que o jornalista Gabriel Hanot definiu como “os três melhores minutos da história do futebol”.
7 A Copa de 1962 foi a Copa de Garrincha. Pelé se machucou logo no segundo jogo e Garrincha assumiu a responsabilidade de comandar o Brasil rumo ao bicampeonato.
Aliás, as comparações com Pelé o acompanharam basicamente durante toda a carreira. O craque, contudo, minimizava:
“O Pelé era o homem-gol, eu sempre fui o homem que preparava as jogadas. Ele é o rei do futebol, eu fico no segundo plano e estou feliz com isso”. Com os dois em campo a Seleção Brasileira nunca perdeu.
8 Garrincha foi o responsável por consagrar a “camisa 7” no Botafogo. Desde então, a camisa sempre foi reservada ao jogador considerado de maior qualidade do time.
Além de Garrinha, Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, também vestiu a 7. Em 1989, Maurício marcou o gol que deu ao Botafogo o título Carioca após 21 anos na seca.
O número da camisa dele? Sete! O último grande jogador alvinegro a vestir a 7 foi Túlio Maravilha, artilheiro da campanha do Botafogo na conquista do título Brasileiro em 1995.
9 Em Magé (RJ), cidade natal de Garrincha, o dia 28 de outubro é feriado municipal. Este também é o dia que o Anjo das Pernas Tortas teria nascido.
Isso mesmo, “teria”. Até hoje, não se sabe ao certo quando o craque nasceu. De acordo com Ruy Castro, especialista na vida do jogador, o pai de Garrincha teria feito o registro da criança com atraso e de forma errada, afirmando que seu filho nascera no dia 18 de outubro, e não no dia 28. O Botafogo, por exemplo, celebra o aniversário do grande ídolo no dia 18.
10 Durante toda sua vida, Garrincha teve problemas com o consumo excessivo de álcool. O vício acabou encurtando não só sua carreira, mas também sua vida. A Alegria do Povo faleceu no dia 20 de janeiro, por consequência de uma cirrose hepática, aos 49 anos.
Apesar das conquistas e de ter encantado o mundo com seu talento, Garrincha foi derrotado pelo alcoolismo e deixou saudades.
Seu nome, por muitas vezes, é ignorado nas listas de grandes jogadores do futebol mundial. Mas, na história da Seleção Brasileira e do Botafogo, Mané Garrincha está eternizado.
Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.
A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]
Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.
Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.
meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.
Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.
Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele: 1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689). 2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife. 3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias. 4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião. 5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio. 6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.
Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.
Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.
A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.
Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.
Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.
A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."
titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."
(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.
"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba
Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.