Artigo no diário O País, dirigido por Quintino Bocaiúva, botou lenha na fogueira
10 de novembro de 1889, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Pelos jornais, os civis continuavam a instigar os militares contra o governo imperial. No dia 10 de novembro, um artigo no diário O País, dirigido por Quintino Bocaiúva, botou lenha na fogueira ao anunciar supostas m edidas que o governo estaria preparando contra militares rebeldes. “Entre as medidas previam ente asseguradas para a instalação do Terceiro Reinado, nos consta que será apresentado ao Parlamento, pelo governo im perial, um plano dedesmobilização do Exército”, afirmava o jornal. Pelo plano, as forças do Exército até então concentradas no Rio de Janeiro seriam espalhadas “pela vasta superfície do Império”, em contingentes pequenos, “distribuindo-se, para esse fim , os batalhões pelas províncias”. À Guarda Nacional, mais fiel à Monarquia, ficaria confiada a guarda da capital do Império. Outras medidas afetavam o valor do soldo dos militares e autorizavam o governo a demitir qualquer oficial sem processo prévio.[208]
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.