'500 milhas de Interlagos - 08/12/1962 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1958
1959
1960
1961
1962
1963
1964
1965
1966
Registros (81)Cidades (29)Pessoas (0)Temas (82)


500 milhas de Interlagos
    8 de dezembro de 1962, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  


SOMENTE EM 8 DE DEZEMBRO DE 1962, QUE A RAÇA DA BERLINETA INTERLAGOS FOI CONFIRMADA COMO UM “PURO SANGUE NACIONAL”, APESAR DA SÉRIE DE VITÓRIAS QUE A MESMA JÁ VINHA OBTENDO EM PISTAS NACIONAIS.ESTA CONFIRMAÇÃO VEIO APÓS UMA EMOCIONANTE PERSEGUIÇÃO DE QUASE OITOCENTOS QUILOMETROS, DESTE “PURO SANGUE NACIONAL” A UM OUTRO PURO SANGUE, “UM ALEMÃO MAIS CONHECIDO POR PORSCHE 90-S”, QUANDO AO FINAL, A DUPLA CHRISTIAN HEINS E LUIS ANTONIO GRECO A BORDO DA “BRASILEIRISSIMA” BERLINETA WILLYS INTERLAGOS DE N. 22, VENCE BRILHANTEMENTE AS 500 MILHAS DE INTERLAGOS. FOI O TEMPO TODO UM DUELO DE RATO E GATO, ONDE O "VERDINHO" PORSCHE 90-S, POR TER UM MOTOR COM MAIS TORQUE LEVAVA VANTAGEM NAS SUBIDAS DO AUTODROMO DE INTERLAGOS E A "AMARELINHA" BERLINETA DA DUPLA HEINS E GRECO COM MAIS ESTABILIDADE, RECONQUISTAVA NAS CURVAS E ALGUMAS PEQUENAS RETAS.INTERESSANTE:DOS DEZESSETE CARROS QUE DERAM A LARGADA, QUATORZE TERMINARAM E FIZERAM JUS A PREMIAÇÃO EM DINHEIRO ( HAVIA TAMBÉM PREMIO PARA O DÉCIMO QUINTO COLOCADO, POREM NINGUEM LEVOU )UM ÚNICO ACIDENTE OCORREU LAMETAVELMENTE COM O PILOTO UGO GALINA, QUE CAPOTOU O SEU ALFA ROMEO JK DE NUMERO N. 3FOI REMOVIDO EM ESTADO GRAVE AO HOSPITAL DAS CLINICAS EM RAZÃO DE MULTIPLAS FRATURAS NA BACIA E NOS OMBROS.ROBERTO GALUCCI ( ANOS MAIS TARDE, VIRIA A SER BICAMPEÃO DA TRADICIONAL PROVA 500 KM DE INTERLAGOS), FOI O PILOTO MAIS SEM SORTE DA CORRIDA, POIS NENHUM DOS DOIS CARROS QUE PREPAROU ( UMA LANCIA EM QUE FEZ DUPLA COM BIRD CLEMENTE E UMA FERRARI EM QUE FEZ DUPLA COM CELSO LARA BARBERIS ) NÃO CONSEGUIRAM TERMINAR A CORRIDA.A “ 500 MILHAS DE INTERLAGOS” FOI CONSIDERADA POR ALGUNS CRONISTAS ESPORTIVOS, COMO A CORRIDA MAIS DIFÍCIL DO CAMPEONATO PAULISTA DA TEMPORADA 1962.





OII!

+1962
  Registros81
  Cidades29
  Pessoas0
  Temas82


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!