Wildcard SSL Certificates
ImagensCategoriasCategoriasRedeSocialCidades


save:ADDX
<
I.D.:  Senha:  
Um dos discursos mais importantes de Getúlio Dornelles Vargas
11 de junho de 1940, terça-feira ver ano
•  Imagens (1)
  
  
  

Getúlio Vargas pronunciou um importante discurso durante almoço no encouraçado “Minas Gerais”, em comemoração do aniversário da batalha naval do Riachuelo. Diante de ministros e de altas lideranças militares, o presidente afirmou:

“Marchamos para um futuro diverso de quanto conhecíamos em matéria de organização econômica, social ou política e sentimos que os velhos sistemas e fórmulas antiquadas entram em declínio.

Não é, porém, como pretendem os pessimistas e os conservadores empedernidos, o fim da civilização, mas o início, tumultuoso e fecundo, de uma nova era”.

E continua: “Passou a época dos liberalismos imprevidentes, das demagogias estéreis, dos personalismos inúteis e semeadores de desordem.

À democracia política substitui a democracia econômica, em que o poder, emanado diretamente do povo, e instituído para a defesa do seu interesse, organiza o trabalho, fonte de engrandecimento nacional e não meio caminho de fortunas privadas.

Não há mais lugar para regimes fundados em privilégios e distinções; subsistem somente os que incorporam toda a nação nos mesmos deveres e oferecem, equitativamente, justiça social e oportunidades de luta pela vida”.

O discurso de Vargas, entendido por muitos como um flerte com as ideias fascistas, causou grande impacto. Para o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, que temia um alinhamento do Brasil com a Alemanha, foi um aviso: o apoio brasileiro tinha um preço.

Meses depois, ele retomaria as negociações para o financiamento de uma usina siderúrgica no Brasil.





EMERSON



ANO:59
  testando base


Sobre o Brasilbook.com.br