'Reunido na Casa do Conselho, expõe aos oficiais da Câmara 0 28/05/1656 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1652
1653
1654
1655
1656
1657
1658
1659
1660
Registros (21)Cidades (18)Pessoas (26)Temas (46)


Reunido na Casa do Conselho, expõe aos oficiais da Câmara
    28 de maio de 1656, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  
  


1656 – A Povo, reunido na Casa do Conselho, expõe aos oficiais da Câmara que, estando dentro da Vila o padre Domingos Gomes Albernaz, tendo entrado nela com assuada, gente armada e criminosos, fazendo força e tomando conta da Igreja, requeria que se mandasse chamar o dito padre para apresentar as provisões que tivesse; o que feito, aparece o dito padre e apresenta as suas provisões, mas a Câmara e o povo resolvem não consentir que exerça suas funções de vigário até decisão do Governo ao qual representam. (Arq. da Câm. de São Paulo – Livro de Vereanças) [1]

Não obstante, a agitação continuou em S. Paulo, em 1655, jà então com o vigário Domingos Gomes Albernaz, deposto pelo povo e camará ; ficando com as funcções parochiaes o coadjutor padre Anacleto Lobo! O vigário, mimindo-se de novas provisões, volta em 28 de Maio de 1656, com gente armada, e toma conta da egreja; mas, reune-se o povo, e a camará, depois de apresentadas as provisões, resolve não consentir que exerça as funcções paro- chiaes até decisão do governo, ao qual representa com o povo! No estado de turbulência da capitania de S. Vicente, para o que concorrera principalmente a incerteza dos direitos do verdadeiro donatário delia, desde que começara a famosa demanda do conde de Monsanto com Lopo de Souza, con- tinuada depois com a condessa de Vimieiro, o governo de Portugal teve necessidade de attender mais seriamente para esta região do Brazil. Accrescia o facto da fraqueza do omida de Santo António (ainda existe já augmentada, á rua Direita); iBâs, em 1643, vindo a S. Paulo o segundo custodio frei Francisco das Neves, não approvou o local, e determinou a mudança para o em que é boje a Faculdade de Direito, e mudou a denominação de Santo António para a de


Reunido na Casa do Conselho, expõe aos oficiais da Câmara
28 de maio de de 1656, domingo (Há 369 anos)
  
  
  

Francisco e 8, Domingos. O convento de Santos manteve a denominação de Santo António; e Qo local, em que depois foi o cemitério publico, é hoje a estação da estrada de ferro de Santos a Jundiahy (companhia ingleza), restando apenas a egreja. O de S. Sebastião foi fundado a 11 de Maio de 1650 pelo com- missario frei Macêo de S. Francisco. [2]





“Algumas notas genealógicas”
Data: 01/01/1886
Créditos/Fonte: João Mendes de Almeida (1831-1898)
“Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX”. página 115


ID: 5991


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.