'Reunido na Casa do Conselho, expõe aos oficiais da Câmara - 28/05/1656 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1652
1653
1654
1655
1656
1657
1658
1659
1660
Registros (25)Cidades (19)Pessoas (30)Temas (71)


Reunido na Casa do Conselho, expõe aos oficiais da Câmara
    28 de maio de 1656, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  
  


1656 – A Povo, reunido na Casa do Conselho, expõe aos oficiais da Câmara que, estando dentro da Vila o padre Domingos Gomes Albernaz, tendo entrado nela com assuada, gente armada e criminosos, fazendo força e tomando conta da Igreja, requeria que se mandasse chamar o dito padre para apresentar as provisões que tivesse; o que feito, aparece o dito padre e apresenta as suas provisões, mas a Câmara e o povo resolvem não consentir que exerça suas funções de vigário até decisão do Governo ao qual representam. (Arq. da Câm. de São Paulo – Livro de Vereanças) [1]

Não obstante, a agitação continuou em S. Paulo, em 1655, jà então com o vigário Domingos Gomes Albernaz, deposto pelo povo e camará ; ficando com as funcções parochiaes o coadjutor padre Anacleto Lobo! O vigário, mimindo-se de novas provisões, volta em 28 de Maio de 1656, com gente armada, e toma conta da egreja; mas, reune-se o povo, e a camará, depois de apresentadas as provisões, resolve não consentir que exerça as funcções paro- chiaes até decisão do governo, ao qual representa com o povo! No estado de turbulência da capitania de S. Vicente, para o que concorrera principalmente a incerteza dos direitos do verdadeiro donatário delia, desde que começara a famosa demanda do conde de Monsanto com Lopo de Souza, con- tinuada depois com a condessa de Vimieiro, o governo de Portugal teve necessidade de attender mais seriamente para esta região do Brazil. Accrescia o facto da fraqueza do omida de Santo António (ainda existe já augmentada, á rua Direita); iBâs, em 1643, vindo a S. Paulo o segundo custodio frei Francisco das Neves, não approvou o local, e determinou a mudança para o em que é boje a Faculdade de Direito, e mudou a denominação de Santo António para a de


Reunido na Casa do Conselho, expõe aos oficiais da Câmara
28 de maio de de 1656, domingo (Há 369 anos)

Francisco e 8, Domingos. O convento de Santos manteve a denominação de Santo António; e Qo local, em que depois foi o cemitério publico, é hoje a estação da estrada de ferro de Santos a Jundiahy (companhia ingleza), restando apenas a egreja. O de S. Sebastião foi fundado a 11 de Maio de 1650 pelo com- missario frei Macêo de S. Francisco. [2]





OII!


“Algumas notas genealógicas”
Data: 01/01/1886
Créditos/Fonte: João Mendes de Almeida (1831-1898)
“Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX”. página 115


ID: 5991



+1656
  Registros25
  Cidades19
  Pessoas30
  Temas71


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!