Escravizada Demetria quase assassina "o Sr. Dr." Vicente Eufrásio de Abreu e Silva
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
O sr. Vicente Eufrásio da Silva Abreu, advogado desta cidade, na noite de 28 passado, ia sendo vítima da sanha de uma sua escravizada.
Demetria, que assim chama-se, a escrava, querendo estrangular uma filha sua, foi segura por seu senhor, que procurou impedir a execução de tão danado intento; escapava a vítima predileta, atirou-se contra o seu senhor e com as mãos procurou asfixia-lo.
Aos gritos das das vítimas acudiram muitas pessoas que encontraram o sr. dr. Vicente, na calçada, em frente à sua casa, caído por terra e subjulgado por aquela víbora, que apertava-lhe a garganta.
A agressão foi tão forte que o sr. dr. Vicente, conquanto ainda robusto em relação à sua avançada idade, não pôde lutar com vantagem com a escrava, moça e reforçada, tendo-se visto antes na necessidade de sustentar não pequena luta para livrar a outra vítima.
Isso deu causa a que, quando lhe apareceram os socorros, conquanto impediatos, se achasse quase desfalecido, tornando a seu estado natural só depois de algum tempo.
Escravizada quase assassina Vicente Eufrásio de Abreu e Silva Data: 28/10/1879 Créditos/Fonte: Jornal O Ypanema (!)(**)(ez)escrav
Essa parte inferior que era "coisa", porque escrava, ou que era tratada como bicho, como nós tratamos gente camponesa, a gente que está por baixo, a gente miserável, essa gente que estava por baixo, foi despossuída da capacidade de ver, de entender o mundo. Porque se criou uma cultura erudita dos sábios, e se passou a chamar cultura vulgar a cultura que há nessa massa de gente.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*