Wildcard SSL Certificates
ImagensCategoriasCategoriasRedeSocialCidades


save:ADDX
<
I.D.:  Senha:  
Bando expedido aos pelo governador D. Luiz Antônio de Souza
21 de maio de 1772, quinta-feira ver ano
  
  
  




  1ª fonte  
  Data: 01/01/2005
As Primeiras Fazendas da Região de Botucatu. Autores: Trajano Carlos de Figueiredo Pupo e Paulo Pinheiro Machado Ciaccia



O Século XVII começa com a descoberta das decantadas “Minas de Cuiabá”. É o período tristemente celebrizado com a estúpida “Guerra dos Emboabas”, que fixa na história a proeza fantástica dos bandeirantes; paulistas, que as descobriram e as exploravam juntamente com os portugueses, e sob os protestos do Paraguai, que reivindicava para a “América Espanhola” o direito de posse daquele território. Conclusão aceitável plenamente, é que foi para proteger esse sitio da desabusada ganância que o governo pretendeu abrir o caminho que levasse àquela região e de lá trouxesse diretamente para Casa de Fundição de “Ypanema” (Sorocaba) o ouro, que assim, se asseguravam da cobrança do “quinto” devido à Coroa.

Desse assunto trata o “bando” expedido aos 21 de Mayo de 1772 pelo governador D. Luiz Antônio de Souza, dirigido ao Tenente-Coronel João Miz Barros e ao Sargento-Mor D. José de Macedo, de Sorocaba. Nesse documento, pela primeira vez na história a região é oficialmente citada, como mostra o excerto a seguir em sua grafia original:

“Como se tem descuberto a direção do Cam. Para esse continente de Sorocaba te a barra do Rio Pardo cortando o Sertão do Paranapanema; os moradores e fazendeiros dos campos de Botucatu (a grafia anterior era Wutu-Catu) e do Guarey, approntarão e venderão pelos seus preços competentes ao Capitão-Mor de Sorocaba D. José de Almeida Leme os mantimentos q’ carecer p’ a diligencia em que vay de se abrir o cam. p’ praça de Guatemy cujos mantimentos lhes farão logo conduzir nos seos cavallos para o payol q’ tem na entrada do mesmo Sertão bem como entendido fica q’o q’ faltar a esta ordem se fara responsavel do devido castigo...”

Em torno daquele payol, que por mais de um século foi o marco identificador da “boca do sertão”, algumas casinhas foram se agrupando e roças foram surgindo para garantir alimento àqueles que demandavam além, em busca da fantasiosa fortuna da Guarapuava e do Cuiabá. Ali no payol às margens do Rio Novo (ao qual os caiuás chamavam de Abaré-y) nasceu um primeiro povoado que teria se chamado “Rio Novo”. Hoje, ali a cidade de Itatinga, que assim precede àquela que mais tarde, e seis léguas adiante, se fez Vila do Rio Novo, dando então origem A Cidade do Avaré” (Vide item 21).
[3282]



EMERSON
10641

Sorocaba/SP
Imagens (2338) / Registros (11790)

1122

Luís António de Sousa Botelho Mourão
Imagens (0) / Registros (176)

449

Ouro
Imagens (3) / Registros (1430)

363

Fazenda Ipanema
Imagens (8) / Registros (454)

2475

Casas de Fundição
Imagens (0) / Registros (49)

10672

Botucatu/SP
Imagens (0) / Registros (141)

10684

Guareí/SP
Imagens (0) / Registros (43)

2698

Estradas antigas
Imagens (14) / Registros (1341)

10671

Paranapanema/SP
Imagens (0) / Registros (121)

2515

Rio Paranapanema
Imagens (5) / Registros (240)

3738

Pólvora
Imagens (0) / Registros (24)

895

Cavalos
Imagens (34) / Registros (312)

10720

Araçoiaba da Serra/SP
Imagens (2) / Registros (787)

113

José de Almeida Leme
Imagens (0) / Registros (59)

10663

Cuiabá/MT
Imagens (0) / Registros (170)

2326

Rio Pardo
Imagens (0) / Registros (39)

3429

Caminhos até Ypanema
Imagens (0) / Registros (69)

4521

Caminho Sorocaba-Botucatu
Imagens (0) / Registros (36)



ANO:59
  testando base


Sobre o Brasilbook.com.br