Rota em Sorocaba protege PM de possível ataque do PCC
24 de agosto de 2018, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
QUESTÃOA presença de policiais militares da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) – tropa de elite do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo – em Sorocaba chama a atenção dos sorocabanos, que se pergunta: o que está acontecendo?Os integrantes da Rota são reconhecidos pela postura de cada soldado. Na noite de quarta-feira presenciei uma equipe com espingarda (enfim, um armamento maior do que um revólver) em punho e carro ligado, como se estivessem a postos para atacar, no estacionamento da Padaria Real no centro da cidade. Os membros da Rota não conversam com as pessoas (são orientados para isso) e me disseram apenas que estava tudo bem.Obviamente algo está fora da ordem para que a Rota esteja em Sorocaba.Pessoas ligadas à segurança pública me explicaram – com o compromisso de não serem reveladas – que a inteligência da polícia captou informações da necessidade dos PMs sorocabanos, e inclusive integrantes da Guarda Civil Municipal, redobrarem a atenção no deslocamento, quando estiverem chegando/saindo da residência, principalmente – frisaram – pois informação oriunda da inteligência da polícia captou que a facção criminosa PCC quer “cobrar” a morte de um dos seus integrantes com a vida de dois PMs de Sorocaba. No domingo passado, um integrante do PCC, após uma movimentação na região do Habiteto, morreu. O nome dele seria Tiradentes, pois antes de vir a Sorocaba teria atuado em Cidade Tiradentes na Grande São Paulo.Outra informação me passada, de que a Rota estaria em Sorocaba em razão do fato da maioria dos presos que deixaram os presídios da região em razão do induto do Dia dos Pais (há duas semanas) ainda não terem retornado ao presídio, não foi confirmada
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!