| Combate naval de Barracas, perto de Buenos Aires | | 17 de fevereiro de 1828, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
1828 — Combate naval de Barracas, perto de Buenos Aires. Obrigue americano Sicily, que tentava forçar o bloqueio, vendo-seperseguido de perto por alguns dos nossos navios, foi encalhar bemjunto da praia de Barracas, entre La Boca (arrabalde oriental de BuenosAires) e a ponta de Quilmes. Enquanto a tripulação era conduzidapara bordo dos nossos navios, chegou, em proteção do Sicily, umaesquadrilha argentina, sob o comando do capitão Nicolas George(grego), composta das escunas 18 de Enero, 29 de Diciembre, Uruguay,Guanaco, 11 de Junio e 30 de Julio e de seis canhoneiras (nos 1, 7 , 8,10, 11 e 12). Um praticante de piloto (e não comandante ou imediato daPaula, como disseram jornais argentinos) e um escrivão, que tinhamsido deixados no Sicily pelos nossos escalares, caíram prisioneiros. Ocapitão de mar e guerra James Norton, comandante da segunda divisãobrasileira, passou-se para bordo do Caboclo (comandante JamesInglis), e abriu o fogo sobre o inimigo às 9h, com este brigue e o 29 deAgosto (comandante José Lamego Costa), o brigue-escuna 9 de Janeiro(comandante J. Williams), as escunas Paula (comandante ThomasRead) e Providência (comandante Antônio Leocádio do Couto), abombardeira 15 de outubro (comandante Augusto Leverger, depoisbarão de Melgaço), e as canhoneiras Grenfell (comandante Isidoro OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO138Nery) e 1o de Dezembro (comandante Bernardino José de Almeida). Obrigue 29 de Agosto encalhou no mais renhido da ação e foi atacado porvários navios inimigos. A Grenfell (era seu imediato o segundo-tenenteJoaquim José Inácio, depois visconde de Inhaúma) tomou posição napopa desse navio e obrigou os contrários a afastar-se. Não havendoágua suficiente para os brigues, Norton levou a sua insígnia para aescuna Paula e continuou a ação com os navios menores. Às 13h30, aescuna argentina 29 de Diciembre recebeu um rombo ao lume da águae pôs-se fora de combate, passando por cima do banco de la Ciudad.A água ia diminuindo tanto, que a pequena escuna argentina Guanacoe a canhoneira no 11 encalharam. Norton suspendeu o fogo à tarde, efoi dar fundo a pequena distância, na altura de Quilmes, para esperaroutra maré. Às 21h30, os argentinos incendiaram o brigue americano eretiraram-se para os Pozos, deixando abandonada a canhoneira no 11, aqual na manhã seguinte foi tomada pelas nossas lanchas, apesar do fogode fuzilaria, dirigido da praia de Barracas. Como não era possível fazêla safar, foi incendiada a canhoneira, levando-se para bordo do naviochefe uma peça de alcance, as armas de mão e a bandeira e a flâmula.Tivemos neste pequeno combate dois mortos, três feridos gravementee sete levemente, sendo um deles o chefe Norton. Os argentinostiveram perda maior, contando entre os feridos o comandante de umacanhoneira e dois capitães de infantaria
|
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.
 |
|