'Combate naval de Barracas, perto de Buenos Aires - 17/02/1828 Wildcard SSL Certificates
1824
1825
1826
1827
1828
1829
1830
1831
1832
Registros ()Cidades (17)Pessoas (38)Temas (29)


Combate naval de Barracas, perto de Buenos Aires
    17 de fevereiro de 1828, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


1828 — Combate naval de Barracas, perto de Buenos Aires. Obrigue americano Sicily, que tentava forçar o bloqueio, vendo-seperseguido de perto por alguns dos nossos navios, foi encalhar bemjunto da praia de Barracas, entre La Boca (arrabalde oriental de BuenosAires) e a ponta de Quilmes. Enquanto a tripulação era conduzidapara bordo dos nossos navios, chegou, em proteção do Sicily, umaesquadrilha argentina, sob o comando do capitão Nicolas George(grego), composta das escunas 18 de Enero, 29 de Diciembre, Uruguay,Guanaco, 11 de Junio e 30 de Julio e de seis canhoneiras (nos 1, 7 , 8,10, 11 e 12). Um praticante de piloto (e não comandante ou imediato daPaula, como disseram jornais argentinos) e um escrivão, que tinhamsido deixados no Sicily pelos nossos escalares, caíram prisioneiros. Ocapitão de mar e guerra James Norton, comandante da segunda divisãobrasileira, passou-se para bordo do Caboclo (comandante JamesInglis), e abriu o fogo sobre o inimigo às 9h, com este brigue e o 29 deAgosto (comandante José Lamego Costa), o brigue-escuna 9 de Janeiro(comandante J. Williams), as escunas Paula (comandante ThomasRead) e Providência (comandante Antônio Leocádio do Couto), abombardeira 15 de outubro (comandante Augusto Leverger, depoisbarão de Melgaço), e as canhoneiras Grenfell (comandante Isidoro OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO138Nery) e 1o de Dezembro (comandante Bernardino José de Almeida). Obrigue 29 de Agosto encalhou no mais renhido da ação e foi atacado porvários navios inimigos. A Grenfell (era seu imediato o segundo-tenenteJoaquim José Inácio, depois visconde de Inhaúma) tomou posição napopa desse navio e obrigou os contrários a afastar-se. Não havendoágua suficiente para os brigues, Norton levou a sua insígnia para aescuna Paula e continuou a ação com os navios menores. Às 13h30, aescuna argentina 29 de Diciembre recebeu um rombo ao lume da águae pôs-se fora de combate, passando por cima do banco de la Ciudad.A água ia diminuindo tanto, que a pequena escuna argentina Guanacoe a canhoneira no 11 encalharam. Norton suspendeu o fogo à tarde, efoi dar fundo a pequena distância, na altura de Quilmes, para esperaroutra maré. Às 21h30, os argentinos incendiaram o brigue americano eretiraram-se para os Pozos, deixando abandonada a canhoneira no 11, aqual na manhã seguinte foi tomada pelas nossas lanchas, apesar do fogode fuzilaria, dirigido da praia de Barracas. Como não era possível fazêla safar, foi incendiada a canhoneira, levando-se para bordo do naviochefe uma peça de alcance, as armas de mão e a bandeira e a flâmula.Tivemos neste pequeno combate dois mortos, três feridos gravementee sete levemente, sendo um deles o chefe Norton. Os argentinostiveram perda maior, contando entre os feridos o comandante de umacanhoneira e dois capitães de infantaria





OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.