| Ações de Sanga Funda e Passo do Umbu | | 15 de fevereiro de 1827, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
1827 — Ações de Sanga Funda e Passo do Umbu (em um dos seusboletins, o general argentino Alvear converteu estes choques em um grandecombate e em vitória da sua cavalaria). O coronel Bento Manuel Ribeiro,com 858 milicianos de cavalaria, tinha sido destacado pelo general emchefe, marquês de Barbacena, para observar de perto os movimentos doExército argentino. Na manhã deste dia, escrevera ele a Barbacena (cartadatada dos campos da estância do Pau Amarelo): “O carretame do inimigobaixou hoje pelo campo da Cruz (é o campo da batalha de Caaibaté, ver10 de fevereiro), entre o banhado de Jacaré e Cacequi: é certa a retiradapor São Simão. Eu hoje vou ficar em Ibicuí, no Passo do Umbu, por asminhas cavalhadas em segurança, e fazer-lhes guerrilhas, até que passemo passo no fundo do Loreto, e vou sair adiante [...]” Dirigiam-se os nossospara o Passo do Umbu, quando pela retaguarda apareceu o general LucioMancilla, à frente de uma divisão de cavalaria de 1.190 homens. BentoManuel acelerou a marcha, encarregando o major Gabriel Gomes Lisboade cobrir o seu movimento com três esquadrões e de atacar a vanguardainimiga, se achasse oportunidade. No lugar denominado Sanga Funda, omajor Gomes Lisboa investiu à espada, destroçando completamente essavanguarda, e foi reunir-se ao seu chefe, que já havia tomado posições namargem direita do Passo do Umbu (Ibicuí). Mancilla tentou passar o rio,mas foi repelido pelos nossos atiradores, retirando-se depois de algum EFEMéRIDES BRASILEIRAS127tiroteio. Nos choques e nas escaramuças deste dia, tivemos 10 mortos(um alferes) e 11 feridos. O boletim argentino diz que o general Mancillateve 10 mortos e 12 feridos. O nome desta suposta vitória foi dado a umadas ruas da cidade de Buenos Aires (Calle de Ombu).
|
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.
 |
|