Ataque do Recife e desembarque dos holandeses em Pau Amarelo
15 de fevereiro de 1630, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1630 — Ataque do Recife e desembarque dos holandeses emPau Amarelo (ver em 14 de fevereiro informações sobre as forças doinimigo e as nossas). Ao meio-dia, o general Loncq começou o ataquedo Recife com duas divisões, compostas de 17 navios, montando aotodo 259 canhões, e conduzindo tropas de desembarque; outra divisãode 18 navios, entre grandes e pequenos – com 423 canhões –, e as 13pinaças, com 60 canhões, iam desembarcar na praia de Pau Amarelo,ao norte de Olinda, o coronel Waerdenburch. Dois outros navios, oDomburgh (22 peças, comandante Cornelis Loncque) e o JongheMauritius (18 peças, comandante Jan Louwenzoon), foram tentar aentrada pela Barreta, mas aí encontraram o único navio armado quetínhamos de 10 peças e 60 homens. Era comandado pelo pernambucanoNuno de Melo Albuquerque, sendo seu imediato o alferes Bento Ferraz.Este navio bateu-se durante mais de seis horas, até que arrombado pelasbalas inimigas foi a pique, obstruindo a passagem. As duas divisões, OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO124que, sob o comando do general Loncq e do almirante Ita, atacaram oRecife, compunham-se dos navios seguintes (os algarismos indicamo número de canhões): Leeuwinne (18), Swart Leeuwe (24), VerguldeValck (26), Eendracht van Dordrecht (20), Swaen (22), Tertholen (28),formando a primeira divisão, e Spaensch Fregat (10), Swart Ruyter(14), Vos (14), Eendracht van Derveer (14), Fortuyn (10), Brack (14)Voghel Phoenix (12), Eenhoorn (10), Ovijewaer (12), Meerminne vanZelandt (8) e Kleyn Fortuyn (3). Esses navios não puderam entrar, porencontrarem a barra obstruída, e limitaram-se a canhonear os fortes,despachando lanchas, que foram repelidas. Do nosso lado, sustentaramo combate de artilharia os fortes de São Francisco da Barra (capitãoManuel Pereira de Aguiar, 16 peças) e de São Jorge (capitão Antônio deLima, 24 peças), e uma bateria de quatro peças na povoação do Recife,onde comandava o sargento-mor Pedro Correia da Gama. O generalMatias de Albuquerque esteve no forte de São Jorge e no Recife, paraanimar a defesa. À noite, os navios inimigos suspenderam o ataque.Mais feliz foi a divisão comandada pelo contra-almirante Melck Meydt,pois, sem oposição alguma, pode desembarcar, à tarde, na praia de PauAmarelo, o coronel Waerdenburch com 2.948 soldados e marinheiros eduas peças (ver o dia seguinte).
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.