Ataque do Recife e desembarque dos holandeses em Pau Amarelo
15 de fevereiro de 1630, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1630 — Ataque do Recife e desembarque dos holandeses emPau Amarelo (ver em 14 de fevereiro informações sobre as forças doinimigo e as nossas). Ao meio-dia, o general Loncq começou o ataquedo Recife com duas divisões, compostas de 17 navios, montando aotodo 259 canhões, e conduzindo tropas de desembarque; outra divisãode 18 navios, entre grandes e pequenos – com 423 canhões –, e as 13pinaças, com 60 canhões, iam desembarcar na praia de Pau Amarelo,ao norte de Olinda, o coronel Waerdenburch. Dois outros navios, oDomburgh (22 peças, comandante Cornelis Loncque) e o JongheMauritius (18 peças, comandante Jan Louwenzoon), foram tentar aentrada pela Barreta, mas aí encontraram o único navio armado quetínhamos de 10 peças e 60 homens. Era comandado pelo pernambucanoNuno de Melo Albuquerque, sendo seu imediato o alferes Bento Ferraz.Este navio bateu-se durante mais de seis horas, até que arrombado pelasbalas inimigas foi a pique, obstruindo a passagem. As duas divisões, OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO124que, sob o comando do general Loncq e do almirante Ita, atacaram oRecife, compunham-se dos navios seguintes (os algarismos indicamo número de canhões): Leeuwinne (18), Swart Leeuwe (24), VerguldeValck (26), Eendracht van Dordrecht (20), Swaen (22), Tertholen (28),formando a primeira divisão, e Spaensch Fregat (10), Swart Ruyter(14), Vos (14), Eendracht van Derveer (14), Fortuyn (10), Brack (14)Voghel Phoenix (12), Eenhoorn (10), Ovijewaer (12), Meerminne vanZelandt (8) e Kleyn Fortuyn (3). Esses navios não puderam entrar, porencontrarem a barra obstruída, e limitaram-se a canhonear os fortes,despachando lanchas, que foram repelidas. Do nosso lado, sustentaramo combate de artilharia os fortes de São Francisco da Barra (capitãoManuel Pereira de Aguiar, 16 peças) e de São Jorge (capitão Antônio deLima, 24 peças), e uma bateria de quatro peças na povoação do Recife,onde comandava o sargento-mor Pedro Correia da Gama. O generalMatias de Albuquerque esteve no forte de São Jorge e no Recife, paraanimar a defesa. À noite, os navios inimigos suspenderam o ataque.Mais feliz foi a divisão comandada pelo contra-almirante Melck Meydt,pois, sem oposição alguma, pode desembarcar, à tarde, na praia de PauAmarelo, o coronel Waerdenburch com 2.948 soldados e marinheiros eduas peças (ver o dia seguinte).
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!