Uma esquadrilha holandesa de 19 navios, sob o comando do almirante holandês Lichthardt, entra, sem arvorar bandeira, no porto de São Luís do Maranhão - 25/11/1641
Uma esquadrilha holandesa de 19 navios, sob o comando do almirante holandês Lichthardt, entra, sem arvorar bandeira, no porto de São Luís do Maranhão
25 de novembro de 1641, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1641 — Uma esquadrilha holandesa de 19 navios, sob o comando doalmirante holandês Lichthardt, entra, sem arvorar bandeira, no porto de SãoLuís do Maranhão, trocando alguns tiros com o forte. Expedida do Recifepelo príncipe Maurício de Nassau, essa esquadra conduzia o conselheiropolítico Pedro Bas e o coronel Koen, com uns mil homens de tropa. O EFEMéRIDES BRASILEIRAS663velho Bento Maciel Parente, governador do Maranhão, já tinha publicadosolenemente a ordem do rei, para que se desse “boa entrada e o necessário,com todo o favor, aos navios dos Estados de Holanda, ou de el-rei de França,que ali aportassem, porquanto tinha feito pazes com os ditos Estados e ocristianíssimo rei de França”. Os holandeses ocuparam a cidade e o forte,assinando com o governador uma convenção, a qual rasgaram logo nodia seguinte. Maciel Parente, remetido preso para o Rio Grande do Norte,faleceu pouco depois em Goiana, quando o conduziam para o Recife. Aguarnição, composta apenas de 130 homens, foi desembarcada em SãoCristóvão das Antilhas. Apesar dos protestos de Portugal, guardaram osholandeses essa conquista, feita tão fácil e aleivosamente; no entanto, em30 de setembro do ano seguinte, levantaram-se os habitantes, dirigidos porAntônio Muniz Barreiros e Antônio Teixeira de Melo, e a 28 de fevereirode 1644 conseguiram a expulsão dos invasores.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!